Liberado cadastro de vacinação para profissionais de Educação, Assistência Social e PcD

Cadastramento para vacinação contra Covid-19 para este novo grupo inicia hoje (5), às 15h30; pessoas com deficiência (PcD) precisam ser beneficiárias do BPC

publicado por

Agência UEL - com informações da NCOM

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera nesta quarta-feira (5), às 15h30, o cadastro prévio para vacinação contra Covid-19 para profissionais da Educação, Assistência Social e pessoas com deficiências que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agentes universitários e docentes da UEL poderão se cadastrar nessa etapa.

O novo grupo prioritário engloba professores e demais trabalhadores das instituições de ensino em atividade de todos os níveis de escolaridade, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Já para profissionais da Assistência Social, esta etapa refere-se aos que são vinculados aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e unidades de acolhimento.

Cadastramento

Esta é uma etapa prévia para cadastrar este público, para que a vacinação de professores e demais profissionais possa ocorrer na sequência. Os próximos passos para a vacinação são a conferência e validação dos dados para posterior agendamento da vacinação. O cadastro de vacinação deve ser feito no Portal da Prefeitura.

No caso da vacinação de professores, é voltada apenas para aqueles que estão na ativa, ou seja, não atinge os aposentados. No dia da vacinação, os professores e demais trabalhadores de instituições de ensino terão que levar um documento recente que comprove a sua relação com a instituição. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou o endereço de e-mail vacina.educacao@londrina.pr.gov.br para que as instituições de ensino encaminhem a listagem de todos os funcionários ativos para validação do cadastro.

Os trabalhadores da Assistência Social também terão que comprovar o vínculo empregatício e as pessoas com deficiências, o recebimento do BPC.

Agendamento

Após a validação dos cadastros prévios, pela SMS, o Município vai abrir a etapa do agendamento para estes grupos, que contemplam cerca de 25 mil pessoas. O prefeito Marcelo Belinati, que está em Brasília, reforçou a importância deste público fazer o seu cadastro no portal da Prefeitura. “Na sequência, a SMS dará todas as informações sobre como proceder para que a pessoa seja vacinada. Vamos em frente, que Deus nos abençoe, e tudo isso vai passar”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde está se organizando para que a validação ocorra com informações fornecidas pelos órgãos da Educação. “Por exemplo, das escolas municipais, professores e da comunidade escolar, temos os dados da Secretaria Municipal de Recursos Humanos. Também vamos solicitar, ao Núcleo Regional de Ensino (NRE), os dados dos professores e da comunidade escolar do Estado. A Secretaria Municipal de Educação vai fazer a articulação, junto às mais de 140 escolas conveniadas, para que elas possam fornecer informações à SMS. Isso vai facilitar para fazermos a validação destes cadastros”, explicou o secretário municipal da pasta, Felippe Machado.

Cadastro de vacinação inclui, além de professores, assistentes sociais e beneficiários do BpC

Vacinômetro

A SMS também segue vacinando os idosos a partir dos 60 anos. Até as 23 horas de terça-feira (4), receberam a primeira dose 116.991 mil pessoas, das quais 67.009 também foram imunizadas com a segunda dose.