UEL e Promotoria debatem estratégias para evitar aglomeração durante o Vestibular

UEL e Promotoria debatem estratégias para evitar aglomeração durante o Vestibular

A prova em fase única será aplicada no domingo (30), a partir das 14 horas, em 75 locais distribuídos em Londrina.

Pedro Livoratti

Agência UEL


Representantes da UEL, da Prefeitura de Londrina, Ministério Público e Polícia Militar debateram nesta quarta-feira (26) estratégias que deverão ser adotadas no próximo final de semana para evitar aglomerações em virtude da realização do Vestibular 2021. A prova em fase única será aplicada no domingo (30), a partir das 14 horas, em 75 locais distribuídos na região urbana de Londrina. As autoridades estão preocupadas com o cumprimento do Decreto Estadual 7.716/21, que determina toque de recolher a partir das 20 horas.

Durante a reunião, realizada na sede do Ministério Público, em Londrina, os representantes demonstraram preocupação quanto possíveis aglomerações que poderão ocorrer antes e após a prova, ou seja no sábado (29) e no domingo (30). O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, explicou que durante a aplicação do Vestibular haverá rígido controle para garantir o distanciamento social. As salas de provas serão abertas a partir das 13 horas, mas poderão ser abertas até antes, caso a equipe responsável pelos locais percebam a presença de candidatos.

campus UEL londrina
Campus Universitário vai abrigar cerca de 5 mil candidatos(FOTO: Arquivo/COMUEL).

Outra preocupação é quanto à concentração de jovens em bares, lojas de conveniência e outros locais nos horários permitidos pelo Decreto Estadual. “Entendemos que é necessário um esforço de toda a cidade para evitar aglomerações em locais públicos”, afirmou o reitor, acrescentando que evitar qualquer concentração de pessoas significa preservar a vida dos jovens de fora que estarão na cidade para o Vestibular e também dos londrinenses, neste momento de alta taxa de transmissão da Covid-19.

Para a Promotora Susana Broglia Feitosa de Lacerda é importante a ação fiscalizadora da Polícia Militar e da Guarda Municipal para coibir qualquer aglomeração de pessoas durante todo o final de semana. Ela manifestou preocupação com a realização de festas, que possam ocorrer, embora o decreto estadual proíba este tipo de iniciativa. Outra questão é quanto à presença de ambulantes nas vias próximas aos locais de provas. “A tônica é evitar qualquer aglomeração”, resumiu a promotora.

O Major Tordoro, da 4ª Companhia da Polícia Militar, destacou que uma ação importante é a prevenção, ou seja, orientação para os vestibulandos sobre o teor do decreto. Ele confirmou que a PM já tem pronta estratégia de fiscalização durante o final de semana. Já o Coronel Ramos, Secretário Municipal de Defesa Social de Londrina, afirmou que a Guarda Municipal estará atuando no sábado e domingo nas proximidades dos locais de provas e que os fiscais de provas poderão acionar as equipes no caso de ocorrência de problemas, aglomerações ou denúncias.

Durante a reunião ficou acertado que a Universidade deverá repassar à PM e Guarda Municipal lista completa dos 75 locais de provas. O reitor da UEL informou ainda que ainda nesta quarta-feira fará contato com os diretores dos nove Centros de Estudos para contatar estudantes por meio dos Centros Acadêmicos, que representam os 53 cursos de graduação. A intenção é informar aos estudantes para que se atentem para a gravidade do quadro sanitário do Paraná e o estrito cumprimento do decreto estadual.

Prevenção e orientação

A professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos  (COPS) da UEL, explicou que a UEL vai realizar um trabalho de orientação junto aos vestibulandos. No dia da prova, um carro de som irá percorrer toda a extensão do Campus Universitário, que vai receber mais de cinco mil candidatos, orientando sobre a importância do distanciamento social, lavagem de mãos e uso de álcool gel.

Cartazes serão confeccionados e distribuídos junto à rede hoteleira de Londrina. A informação sobre prevenção à Covid-19 será reforçada com campanhas nas mídias sociais e informações veiculadas na Rádio UEL – UEL FM.

Cartazes serão afixados em hotéis e locais estratégicos na cidade de Londrina
Leia também

Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Projeto está desenvolvendo aparelho para detecção de problemas cardíacos

O infarto do miocárdio é a primeira causa isolada de mortes no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre em decorrência de doenças cardiovasculares a cada 90 segundos, totalizando mais de mil vítimas diariamente. Parte desses casos poderiam ser evitados com a realização de um eletrocardiograma (ECG), exame utilizado para […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Abertas inscrições para bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]