UEL e Promotoria debatem estratégias para evitar aglomeração durante o Vestibular

A prova em fase única será aplicada no domingo (30), a partir das 14 horas, em 75 locais distribuídos em Londrina.

Pedro Livoratti

Agência UEL

Representantes da UEL, da Prefeitura de Londrina, Ministério Público e Polícia Militar debateram nesta quarta-feira (26) estratégias que deverão ser adotadas no próximo final de semana para evitar aglomerações em virtude da realização do Vestibular 2021. A prova em fase única será aplicada no domingo (30), a partir das 14 horas, em 75 locais distribuídos na região urbana de Londrina. As autoridades estão preocupadas com o cumprimento do Decreto Estadual 7.716/21, que determina toque de recolher a partir das 20 horas.

Durante a reunião, realizada na sede do Ministério Público, em Londrina, os representantes demonstraram preocupação quanto possíveis aglomerações que poderão ocorrer antes e após a prova, ou seja no sábado (29) e no domingo (30). O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, explicou que durante a aplicação do Vestibular haverá rígido controle para garantir o distanciamento social. As salas de provas serão abertas a partir das 13 horas, mas poderão ser abertas até antes, caso a equipe responsável pelos locais percebam a presença de candidatos.

campus UEL londrina
Campus Universitário vai abrigar cerca de 5 mil candidatos(FOTO: Arquivo/COMUEL).

Outra preocupação é quanto à concentração de jovens em bares, lojas de conveniência e outros locais nos horários permitidos pelo Decreto Estadual. “Entendemos que é necessário um esforço de toda a cidade para evitar aglomerações em locais públicos”, afirmou o reitor, acrescentando que evitar qualquer concentração de pessoas significa preservar a vida dos jovens de fora que estarão na cidade para o Vestibular e também dos londrinenses, neste momento de alta taxa de transmissão da Covid-19.

Para a Promotora Susana Broglia Feitosa de Lacerda é importante a ação fiscalizadora da Polícia Militar e da Guarda Municipal para coibir qualquer aglomeração de pessoas durante todo o final de semana. Ela manifestou preocupação com a realização de festas, que possam ocorrer, embora o decreto estadual proíba este tipo de iniciativa. Outra questão é quanto à presença de ambulantes nas vias próximas aos locais de provas. “A tônica é evitar qualquer aglomeração”, resumiu a promotora.

O Major Tordoro, da 4ª Companhia da Polícia Militar, destacou que uma ação importante é a prevenção, ou seja, orientação para os vestibulandos sobre o teor do decreto. Ele confirmou que a PM já tem pronta estratégia de fiscalização durante o final de semana. Já o Coronel Ramos, Secretário Municipal de Defesa Social de Londrina, afirmou que a Guarda Municipal estará atuando no sábado e domingo nas proximidades dos locais de provas e que os fiscais de provas poderão acionar as equipes no caso de ocorrência de problemas, aglomerações ou denúncias.

Durante a reunião ficou acertado que a Universidade deverá repassar à PM e Guarda Municipal lista completa dos 75 locais de provas. O reitor da UEL informou ainda que ainda nesta quarta-feira fará contato com os diretores dos nove Centros de Estudos para contatar estudantes por meio dos Centros Acadêmicos, que representam os 53 cursos de graduação. A intenção é informar aos estudantes para que se atentem para a gravidade do quadro sanitário do Paraná e o estrito cumprimento do decreto estadual.

Prevenção e orientação

A professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos  (COPS) da UEL, explicou que a UEL vai realizar um trabalho de orientação junto aos vestibulandos. No dia da prova, um carro de som irá percorrer toda a extensão do Campus Universitário, que vai receber mais de cinco mil candidatos, orientando sobre a importância do distanciamento social, lavagem de mãos e uso de álcool gel.

Cartazes serão confeccionados e distribuídos junto à rede hoteleira de Londrina. A informação sobre prevenção à Covid-19 será reforçada com campanhas nas mídias sociais e informações veiculadas na Rádio UEL – UEL FM.

Cartazes serão afixados em hotéis e locais estratégicos na cidade de Londrina