Workshop sobre lógica e filosofia analítica: inscrições abertas

O Workshop ocorre entre os dias 21 e 24 de junho. As inscrições podem ser efetivadas até 15 de junho.

Estão abertas as inscrições para o 2º Workshop Paranaense de Lógica e Filosofia Analítica, promovido pelo Departamento de Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e pelo Núcleo de Epistemologia e Lógica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Workshop ocorre entre os dias 21 e 24 de junho. As inscrições estão abertas até 15 de junho, por meio do site do evento.

O evento tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes níveis para discutir a importância e a função da lógica e da filosofia analítica, como a filosofia da ciência e a metafísica analítica. O intuito é desenvolver o conhecimento científico nas áreas.

Segundo o coordenador-geral do evento e professor do Departamento e da Pós-Graduação em Filosofia, Gelson Liston, o evento é um desdobramento natural da primeira edição, realizada em fevereiro de 2020. “Na época, o evento foi muito bem aceito. Sentíamos uma carência dessas discussões de racionalidade científica e lógica como ferramenta de análise da racionalidade”, comenta.

O Workshop começa com a conferência “O Viés Ideológico: Exame de uma Noção Epistemológica”, ministrada pelo professor Gustavo André Caponi (UFSC). Caponi é graduado em Filosofia na Universidade Nacional de Rosário e doutor em Lógica & Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O elo da lógica

Os grupos de apresentação de trabalho estão divididos em três sessões temática: filosofia da ciência, lógica e metafísica analítica. “O que as une é exatamente a lógica enquanto ferramenta de análise do discurso racional, ou da racionalidade. Sempre utilizando o conceito de racionalidade científica”, explica Liston. O último dia para o envio de resumos é 15 de junho.

O 2º Workshop Paranaense de Lógica e Filosofia Analítica conta com a organização dos participantes do grupo de pesquisa “A favor do método: unidade, pluralidade e decisões racionais”, vinculado do Departamento de Filosofia. Além de Liston, participam Tiago de Carvalho Ponti, Pedro Henrique Nogueira Pizzutti, Yuri José Victor Madalosso, Gabriel Chiarotti Sardi e Larissa Schafranski.

Confira a Programação completa do 2º Workshop Paranaense de Lógica e Filosofia Analítica da UEL.