Grupo de Pesquisa lança livro sobre mobilização internacional e direitos dos imigrantes

Lançamento “A mobilidade humana internacional: entre direitos e políticas reais”, de Líria Maria Bettiol Lanza e Evelyn Secco Faquin (UEL) e Francesco Romizi (UFMS).

Será lançado nesta segunda-feira (14), às 19 horas, o livro “A mobilidade humana internacional: entre direitos e políticas reais”, organizado pelos professores Líria Maria Bettiol Lanza e Evelyn Secco Faquin (ambas do Departamento de Serviço Social/CESA) e Francesco Romizi (UFMS). O lançamento contará ainda com a participação do professor Fernando Kulaitis (Departamento de Ciências Sociais/CCH).

De acordo com a professora Líria Lanza, a obra (publicada pela editora Pedro & João, de São Carlos/SP) tem caráter interdisciplinar e apresenta 11 capítulos, escritos por autores de diversas instituições parceiras, como a Universidade Católica de Pelotas – UCPel (RS), a PUC/SP, IFPR, Unioeste (PR) e as Federais de Santa Catarina (UFSC) e Mato Grosso do Sul (UFMS) e ainda de um Centro de Estudos de Budapeste (Hungria).

Dois autores italianos publicaram estudos sobre a migração no continente europeu (Maurizio Ambrosini, da Universidade de Milão) e especificamente na Itália (Riccardo Cruzzolin, da Universidade de Perúgia). Já o prefácio, destaca Líria, é do jornalista, sociólogo e professor Franck Seguy, da Universidade do Haiti, que fez seu Mestrado e Doutorado no Brasil. Os capítulos abordam temas como políticas sociais e migratórias, cultura, racismo e fronteiras.

(Arte: Divulgação).

A professora diz ainda que o objetivo do livro é discutir, com fundamentação teórica e perspectiva interdisciplinar, o fenômeno das migrações na Europa, América Latina, Brasil e especificamente na região de Londrina, área de atuação do Grupo de Pesquisa “Serviço Social e Saúde: Formação e Exercício Profissional – (SERSaúde)“, que Líria coordena.

Pesquisas e estudos

Vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, o Grupo visa desenvolver pesquisas e estudos que problematizem as políticas sociais no país, sobretudo a política de saúde em sua concepção ampliada. Investiga a interface com o Serviço Social, com destaque para a formação e o exercício profissional.

O foco tem sido particularmente na situação dos imigrantes. Na Região Metropolitana de Londrina, por exemplo, são encontrados imigrantes da América Central, da América do Sul, da África e do Oriente Médio. A maioria vem do Haiti (45%) e de Bangladesh (31%). O Grupo lançou um Perfil dos imigrantes da RML em dezembro do ano passado, que pode ser conferido Aqui.

SERSaúde é formado por professores, estudantes de graduação, bolsistas de Iniciação Científica, alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), bem como profissionais assistentes sociais, e constitui um espaço aberto para professores e pesquisadores em formação e outros interessados. Saiba mais Aqui.

O lançamento do livro ocorrerá no Canal do YouTube do PPGSER-UEL. A obra já está disponível na versão e-book – Confira.