Layout do Vestibular 2022 é escolhido em votação popular

Identidade escolhida representa a UEL no Sistema Solar. A proposta recebeu 1636 votos válidos, dos 2673 votos totais.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

A identidade visual para o Vestibular UEL 2022 foi escolhida nesta sexta-feira (9). Em votação aberta à comunidade interna e externa, o público escolheu a identidade criada pelos estudantes do curso de Design Gráfico da Universidade, Manuela Hata Aulicino Pereira, Manoela Loureiro Cardoso e Ian Gabella Pintos. A identidade escolhida representa a UEL no Sistema Solar e recebeu 1636 votos válidos, dos 2673 votos totais. A segunda proposta recebeu 1037 votos.

A estudante Manuela Hata comenta com entusiasmo a vitória do seu grupo. “Antes de tudo, quero agradecer. Nossa proposta tinha como objetivo retratar a Universidade como um sistema solar, com o estudante no centro. Afinal, ele é que tem o controle das escolhas, ações e planos”, afirma. Os planetas do sistema solar representam, também, os Centros de Estudo da Instituição.

Proposta vencedora teve 1636 votos válidos

A identidade visual vai compor os materiais gráficos e digitais do Vestibular UEL 2022. O processo seletivo ocorre no dia 6 de março do próximo ano, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Consulta pública

A escolha da identidade visual faz parte de uma parceria entre a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) e professores e estudantes do 3º ano de Design Gráfico, que já dura 15 anos. A iniciativa é conduzida pela professora Rosane Rosane Fonseca de Freitas Martins, do Departamento de Design, e demais professores do Departamento.

De acordo com a professora, o desafio da criação do layout do Vestibular coloca os estudantes em contato direto com a profissão, pois eles executam as etapas necessárias para o planejamento e elaboração de um projeto, conteúdos que são ensinados nas disciplinas do curso.

Nesta edição, foi adotada consulta pública para escolha do layout vencedor. O público votou, desde a última quarta-feira, dia 7, até o meio-dia desta sexta-feira (9), na identidade escolhida por meio de um formulário do Google. O grupo vencedor se baseou em entrevistas realizadas com vestibulandos para elaborar o conceito da proposta.

Ao todo, os estudantes do 3º ano de Design Gráfico produziram oito propostas, durante todo o período letivo, que foram avaliadas em três etapas de seleção. Na primeira, as propostas foram votadas por estudantes, técnicos administrativos e professores do Departamento de Design; na segunda, três propostas escolhidas foram avaliadas por uma comissão envolvendo a coordenação da COPS e a Comissão Permanente de Seleção. Dessa etapa, saíram duas propostas para uma última avaliação, votadas pelo público em geral.