Receita Federal entrega à Clínica Odontológica da UEL equipamentos para atendimento à população

Remessa de Itens contém câmeras intraorais, motores para tratamento de canal, ponta de ultrassom, fotopolimerizador e canetas de auto rotação..

A Clínica Odontológica Universitária (COU) recebeu oficialmente nesta sexta-feira (16) equipamentos que vão compor kits acadêmicos que serão utilizados por estudantes e professores do curso de Odontologia – Centro de Ciências da Saúde (CCS) – no atendimento aos pacientes. O material integra o lote de mercadorias cedido pela Delegacia da Receita Federal de Londrina, no mês passado, avaliado em R$ 581 mil. Os equipamentos foram repassados durante rápida cerimônia realizada na própria COU com a participação de representantes da administração da UEL e da Clínica, como o diretor, Helion Lino Júnior, o chefe da Divisão Clínica da COU, Rodrigo Tiosi e a diretora da Bebê Clínica, professora, Cássia Garbeline. Também estiveram presentes a Pró-reitora de Graduação, Marta Favaro e o diretor do CCS da UEL, Airton Pretis.

Equipamentos foram entregues em rápida cerimônia na sede da COU, localizada no Campus Universitário, nesta sexta-feira (16), com a presença de representantes da UEL e o delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso.

O reitor Sérgio Carvalho agradeceu ao Delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso, por incluir a Universidade entre as instituições beneficiadas com mercadorias apreendidas. O lote repassado no último mês contém equipamentos eletrônicos, de informática, além de itens específicos utilizados em tratamentos odontológicos. Este foi o segundo repasse da Receita Federal para a UEL nos últimos 10 meses.

“Estamos reconhecendo o trabalho da COU, um instrumento valioso para a saúde da população”, enalteceu Sérgio Carvalho. O vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, afirmou que os equipamentos terão grande importância para o atendimento à população e servirá também aos estudantes do curso de Odontologia, que necessitam de apoio para as aulas práticas.

Entre os itens recebidos estão câmeras intraorais, motores para tratamento de canal, ponta de ultrassom, fotopolimerizador e canetas de auto rotação. Todos os equipamentos deverão ser utilizados imediatamente no atendimento ao público. Os procedimentos realizados no Pronto Socorro da COU estão voltados para as urgências odontológicas, nas áreas de Cirurgia, Endodontia, Dentística, Prótese e Periodontia. A Clínica Odontológica Universitária da UEL é a maior estrutura de ensino e atendimento odontológico do interior do estado.

Parte dos equipamentos será usada na composição de kits acadêmicos usados por estudantes do curso de Odontologia – CCS/UEL.

Educação Superior

O delegado Reginaldo Cezar Cardoso reafirmou a satisfação em repassar os equipamentos à UEL, instituição de Ensino Superior reconhecida e que está completando 50 anos de reconhecimento pelo MEC em 2021. Segundo Reginaldo, a delegacia busca sempre reconhecer escolas e Universidades por conta da importância da educação para solucionar os problemas brasileiros.

Em agosto do ano passado, a RF destinou um lote de mercadorias apreendidas avaliado em R$ 961,5 mil. Os equipamentos foram utilizados para reforçar as aulas remotas dos estudantes de graduação.  No ano passado a Delegacia de Londrina realizou a apreensão de o equivalente a R$ 48 milhões em produtos, fruto de contrabando e de descaminho. Somente nos primeiros seis meses de 2021, já foram apreendidos o equivalente a R$ 20 milhões. Entre as mercadorias mais contrabandeadas estão cigarros, aparelhos celulares e eletrônicos.