Governança do Comércio traça ações para o desenvolvimento do setor varejista

Integrantes da Governança do Comércio Varejista de Londrina se reuniram presencialmente nesta na tarde desta sexta-feira (6), na UEL.

Membros da Governança do Comércio Varejista de Londrina se reuniram presencialmente nesta na tarde desta sexta-feira (6) para debater ações realizadas durante o primeiro semestre do ano e traçar as perspectivas para o desenvolvimento do setor. A reunião, realizada com o necessário distanciamento, foi realizada no Anfiteatro Maior do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), com a presença do reitor Sérgio Carvalho e de professores envolvidos no trabalho. A UEL foi convidada a integrar a Governança do Comércio no início deste ano, tendo a frente os professores João Luís Carvalho e Marli Verner, ambos do Departamento de Administração.

Durante a abertura do encontro o reitor enfatizou que a Universidade tem se esforçado para se envolver em diversos debates com foco no desenvolvimento da região. De acordo com Sérgio Carvalho, a Universidade foi criada há mais de 50 anos para atender as necessidades de Londrina, o que envolve se relacionar de forma organizada com o setor produtivo. O reitor explicou que oportunidades, ou seja, um novo ciclo econômico demanda inovar, buscar soluções. “Essa reunião demonstra exatamente que este grupo tem vontade de criar e modernizar”, afirmou

A professora Marli Verner explicou que neste primeiro semestre foi feito um diagnóstico e traçadas séries de ações estratégicas para o setor varejista de Londrina. Ela afirmou que, apesar da forte expansão das vendas on line, no ano passado, em virtude da pandemia, o comércio tradicional encontra amparo em grande parte da população brasileira.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas do e-commerce no Brasil no ano passado foi de 68% em comparação com 2019. Mais de 20 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020, o que demonstra a vitalidade desta ala do varejo. “Mas o comércio tradicional está bem vivo, e sempre terá sua clientela”, salientou a professora.

Para o presidente da Governança do Comércio Varejista de Londrina, empresário Fábio Kai, o grupo busca unificar esforços e ações para o desenvolvimento do setor. Ele explicou que uma das propostas em análise é a estruturação de ações para colocar o varejo local em evidência, se possível tornando-o referência no Brasil. Uma ideia seria a realização de um amplo evento de debate sobre comércio varejista para buscar soluções que tornem o setor cada vez mais atrativo. A proposta é que este evento possa ocorrer anualmente

Centro de Inovação

A UEL também está envolvida no Centro de Inovação do Comércio, lançado em maio passado, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio PR, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e parceiros, que vai conectar empresas do varejo com soluções inovadoras e que promovam a transformação digital do setor. O projeto conta com a parceria do Senac PR, Sebrae/PR, Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI), Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária e Governo do Paraná.

Segundo a consultora do Sebrae/Londrina, Alessandra de Almeida, a iniciativa se soma ao trabalho realizado para o desenvolvimento do comércio. O Centro de Inovação do Comércio possui sete linhas de abordagem, que são os pilares do projeto – Programa de Aceleração, Rua Inteligente (Sergipe), Loja Conceito, Base de Conhecimento e Replicação, Comunicação Digital, P&D e Centro de Formação em Inovação.

Participaram do encontro nesta sexta-feira o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL, professor Edson Miura, a diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Cristianne Cordeiro Nascimento, a diretora do Cesa, professora Tânia Lobo Muniz.