Grupo de estudos elabora Glossário de Libras específico para a UEL

Grupo de estudos elabora Glossário de Libras específico para a UEL

O total de 40 sinais já foram criados pelo grupo, formado por professores do Departamento de Educação e graduandos.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


O Grupo de Estudos em Libras para o Campo Acadêmico (GELCA) elabora um Glossário de Libras para sinalizar a Universidade para a comunidade surda da região de Londrina, assim como à comunidade universitária da UEL portadora de surdez. O grupo é vinculado ao Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Segundo a professora Cleusa Camargo de Oliveira, da Área de Libras, o grupo já desenvolveu cerca de 40 sinais para a Universidade. “O importante é criar os sinais para os lugares e espaços que sejam mais relevantes para a localização da comunidade surda interna ou externa”, afirmou. A entrevista, feita em libras, foi interpretada pela professora Silvana Araújo Silva, que também é professora da Área de Libras do Departamento de Educação.

O grupo iniciou um estudo sobre os espaços mais representativos para serem sinalizados, considerando os locais de maior trânsito de pessoas (como o Calçadão ou o Restaurante Universitário, por exemplo) e de relevância para a comunidade, como os espaços dos Centros de Estudos. “Pretendemos criar os sinais de acordo com a base já definida pela linguagem de sinais, para não descaracterizá-la”, explica a professora. A gravação dos sinais está sendo feita pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM).

O GELCA é formado por sete integrantes, entre professores do Departamento de Educação e graduandos. Todos os interessados devem ter conhecimento básico da língua de sinais para participar.

Sinais específicos

A criação de sinais na comunidade surda obedece a questões de proximidade entre os falantes da língua, como comenta a professora. “Na hora de criarmos sinais, procuramos partir dos já criados e não mudar o significado deles. O RU, por exemplo, é um restaurante, mas é um restaurante específico para a comunidade da UEL. Não posso me referir a ele somente com as designações das letras ou com o sinal de “restaurante”, para evitar ambiguidades”, comenta Cleusa. A sinalização, no caso, serviria somente para a localização dos integrantes da universidade.

De acordo com Cleusa, o grupo planeja lançar o glossário, após a edição de todos os vídeos, no final deste semestre. “O projeto se encerra no início do ano que vem. Devido ao volume de trabalho, se não conseguirmos fechar (o glossário) agora, podemos prorrogar o projeto”, afirma a professora. 

Leia também

Reitoria discute ações para desenvolvimento estratégico de Londrina com Acil e Sebrae

Equipe da UEL debateu com Acil e Sebrae ações nas áreas de cultura, tecnologia e prestação de serviços.


Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Abertas inscrições para bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]