Grupo de estudos elabora Glossário de Libras específico para a UEL

Grupo de estudos elabora Glossário de Libras específico para a UEL

O total de 40 sinais já foram criados pelo grupo, formado por professores do Departamento de Educação e graduandos.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


O Grupo de Estudos em Libras para o Campo Acadêmico (GELCA) elabora um Glossário de Libras para sinalizar a Universidade para a comunidade surda da região de Londrina, assim como à comunidade universitária da UEL portadora de surdez. O grupo é vinculado ao Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Segundo a professora Cleusa Camargo de Oliveira, da Área de Libras, o grupo já desenvolveu cerca de 40 sinais para a Universidade. “O importante é criar os sinais para os lugares e espaços que sejam mais relevantes para a localização da comunidade surda interna ou externa”, afirmou. A entrevista, feita em libras, foi interpretada pela professora Silvana Araújo Silva, que também é professora da Área de Libras do Departamento de Educação.

O grupo iniciou um estudo sobre os espaços mais representativos para serem sinalizados, considerando os locais de maior trânsito de pessoas (como o Calçadão ou o Restaurante Universitário, por exemplo) e de relevância para a comunidade, como os espaços dos Centros de Estudos. “Pretendemos criar os sinais de acordo com a base já definida pela linguagem de sinais, para não descaracterizá-la”, explica a professora. A gravação dos sinais está sendo feita pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM).

O GELCA é formado por sete integrantes, entre professores do Departamento de Educação e graduandos. Todos os interessados devem ter conhecimento básico da língua de sinais para participar.

Sinais específicos

A criação de sinais na comunidade surda obedece a questões de proximidade entre os falantes da língua, como comenta a professora. “Na hora de criarmos sinais, procuramos partir dos já criados e não mudar o significado deles. O RU, por exemplo, é um restaurante, mas é um restaurante específico para a comunidade da UEL. Não posso me referir a ele somente com as designações das letras ou com o sinal de “restaurante”, para evitar ambiguidades”, comenta Cleusa. A sinalização, no caso, serviria somente para a localização dos integrantes da universidade.

De acordo com Cleusa, o grupo planeja lançar o glossário, após a edição de todos os vídeos, no final deste semestre. “O projeto se encerra no início do ano que vem. Devido ao volume de trabalho, se não conseguirmos fechar (o glossário) agora, podemos prorrogar o projeto”, afirma a professora. 

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também