Ato oficializa repasse de R$ 2 mi para obras no entorno da pista de atletismo da UEL

Além de arquibancada, serão construídos torre de controle e um almoxarifado, elevando o padrão técnico da pista.

Mirian Peres da Cruz

Agência UEL

Solenidade realizada nesta sexta-feira (20) pela manhã, na pista de atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, com a presença de autoridades dos governos estadual, municipal e representantes da Administração da UEL, marcou o início oficial das obras do entorno da pista. Foi assinado Ato Comemorativo que formaliza a liberação dos recursos da ordem de R$ 2 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal e Secretaria Especial do Esporte. A obra deverá durar em torno de oito meses.

Além de arquibancada, a pista de atletismo vai ganhar uma torre de controle e um almoxarifado, elevando o padrão técnico da estrutura. Homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo como Classe II, a pista tem extensão de 19.902 m², tem oito raias, é certificada pela Federação Internacional de Atletismo, tendo a prerrogativa de receber competições nacionais e internacionais.

O investimento inicial foi no valor de R$ 5.244.868 mi, com a entrega da reforma da pista em junho de 2018. E, nesta etapa, para execução da obra do entorno são destinados recursos no montante de R$ 2.098.074. Deste total, R$ 2.056.113 são oriundos do repasse federal – Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, tendo como mandatária a Caixa Econômica Federal. Já o valor de R$ 41.961,50 são recursos próprios da Universidade.

Cerimônia reuniu autoridades do governo estadual e municipal, representantes da CAIXA e integrantes da administração da UEL

Formação de atletas

O Superintendente da SETI, professor Aldo Nelson Bona, destacou que a obra só reforça o trabalho de base do atletismo de Londrina e região por meio do investimento na formação de atletas a partir de parcerias e projetos desenvolvidos dentro da Universidade. “Tem um alcance social importante na formação de pessoas por meio do esporte. Isso é extremamente relevante”. Segundo ele, sem dúvida, a UEL, após a conclusão da obra do entorno da pista, poderá ampliar ainda mais sua relação junto à comunidade através do esporte. “A Universidade avança no sentido de se tornar referência nacional e internacional na formação de jovens atletas de base”.

O vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, define o esporte como instrumento fundamental na formação das pessoas, especialmente, os jovens. “Esse obra garante a recepção de competições nacionais e internacionais, proporcionado a troca de experiências entre os atletas da região e atletas de outros estados e países”.

Já revitalizada, agora a pista de atletismo ganha arquibancada, torre de controle e almoxarifado.

Já o diretor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), Leandro Altimari, lembrou de todo o trabalho e empenho das administrações da UEL no sentido de garantir recursos para a obra de revitalização da pista (primeira etapa), que agora culmina com as obras do entorno. Segundo Altimari, em 2019, também como parte das etapas de revitalização da pista, foram adquiridos equipamentos esportivos necessários para o treinamento dos atletas. “Essa obra vem complementar a terceira e última etapa da pista como um todo, viabilizando os controles técnicos das competições e maior comodidade para o público”, aponta.

Hoje, a pista de atletismo da UEL recebe e atende diversos projetos ligados à formação de atletas de base, além de servir para o desenvolvimentos de pesquisas e estudos sobre a prática esportiva e o esporte. Eles são conduzidos por professores e alunos do curso de Educação Física.

Presenças – Participaram da solenidade o diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, o Secretário Municipal de Governo, ex-deputado federal Alex Canziani, representando o prefeito de Londrina; a representante da deputada federal Luiza Canziani, Fernanda Mazini; representante do deputado estadual Tiago Amaral, o coordenador do Projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda; vereador Eduardo Tominaga; a superintendente regional da CAIXA, Viviane Barcala Gonçalves; o Pró-reitor de Planejamento, Mário Sérgio Mantovani e a diretora de Planejamento e Integração Acadêmica da Proplan, Cristianne Cordeiro Nascimento e o vice-diretor do CEFE, Marcos Augusto Rocha.

Também estiveram presentes os ex-diretores do CEFE, professor Hélio Serassuelo e professora Rosângela Busto. E representantes da Empresa Franco Construções, responsável pela execução da obra.