Evento discute história da Engenharia Geotécnica em Londrina

Evento discute história da Engenharia Geotécnica em Londrina

Iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).

O evento “Engenharia Geotécnica: História na Cidade de Londrina, Desafios e Legado” ocorre no próximo dia 31 e reúne professores, pesquisadores e estudantes de Engenharia e áreas correlatas. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até 29 de agosto. O evento será transmitido via Google Meet, a partir das 19h.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Engenharia Civil da UEL, que se iniciaram em outubro de 2020 com uma série de palestras sobre áreas da Engenharia Civil, reunindo especialistas de dentro e fora da UEL. Desde o começo das comemorações, foram feitas palestras sobre as subáreas Planejamento de Transportes e Estruturas. Outras duas, além da de Engenharia Geotécnica, devem ser realizadas até outubro.

(Divulgação).

Questões históricas e a indústria de projetos

Segundo a professora do Departamento de Construção Civil e integrante da coordenação do evento, Raquel Souza Teixeira, o evento trará duas palestras. A primeira, com o professor Carlos José Marques da Costa Branco, intitulada “Breve relato da história da Geotecnia na cidade de Londrina”, vai fazer uma reconstituição das construções em Londrina. “Ele vai abordar desde o primeiro edifício, das investigações feitas no solo na época e até o surgimento da UEL e as relações entre a universidade e os estudos e pesquisas na área de Geotecnia”, relata a professora.

O segundo encontro será com o professor Eduardo Dell’Avanzi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dell’Avanzi vai discutir “A indústria de projetos de Engenharia Civil – Legado e Desafios Futuros”. “Ele foi um dos responsáveis pelo projeto e reconstrução de dois viadutos da PR-445”, afirma Raquel.

Engenharia Geotécnica

A Engenharia Geotécnica é uma área da Engenharia que atua na criação de projetos em obras de solo, como contenções, escavações, aterros sanitários e barragens. O engenheiro geotécnico pode atuar na resolução de problemas ambientais relacionados ao solo. “É uma área interdisciplinar. Trabalhamos bastante com arquitetos, por exemplo, tanto que leciono uma disciplina no curso de Arquitetura e Urbanismo. Por isso, convocamos os demais interessados, em áreas correlatas, para prestigiarem”, encerrou a coordenadora do evento.

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também