Eventos debatem religião e sociedade no mundo pós-pandêmico

Os eventos serão realizados no formato online, entre 8 e 11 de novembro, com convidados de Portugal, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Itália.

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para os eventos IX Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo, VII Seminário de Pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR UEL), IV Simpósio Regional Sul da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e VIII Colóquio Nacional Cultura e Poder – UNESPAR. É também o prazo final para envio de trabalhos para apresentação. O tema deste ano é “Religião e Sociedade no mundo pós-pandêmico em perspectiva”.

Os eventos serão realizados no formato online, entre 8 e 11 de novembro. As conferências de abertura e encerramento serão transmitidas no canal do LERR no You Tube. As demais atividades seguirão o ensalamento a ser divulgado no dia 3 de novembro.

(Divulgação/LEER – UEL).

A Conferência de Abertura terá como tema “Estado, sociedade e laicidade num mundo pandêmico” com a professora Helena Vilaça, da Universidade do Porto (Portugal). A Conferência de Encerramento versará sobre “Religiões, política e os lugares dos conservadorismos na pandemia”, com Joanildo Burity (Fundação Joaquim Nabuco, Recife).

O objetivo geral dos eventos é promover trocas de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e interessados nos temas das religiões e religiosidades, bem como suas interfaces com outras esferas da sociedade brasileira contemporânea a partir do conhecimento e teorias das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, pretende fomentar a pesquisa, disseminar conhecimento, estimular reflexões, promover o debate público e consolidar a estratégia de internacionalização do LERR e seus pesquisadores, vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UEL de Serviço Social e Políticas Sociais (Mestrado/Doutorado); Sociologia (M/D); História (Mestrado) e a Especialização em Religiões e Religiosidades/História.

Programação

A programação prevê a realização de minicursos, workshops, conferências e grupos de trabalho, e convidados de instituições brasileiras, como das universidades federais do Maranhão, Paraíba, Juiz de Fora e do Mato Grosso do Sul, e estaduais de São Paulo e Pará, entre outras. Haverá ainda convidados de instituições de Portugal, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Itália. Os temas são dos mais variados, como a religião no cenário pandêmico, catolicismo popular, igrejas étnicas, pentecostalismo, igreja na Amazônia e relações entre Igreja e política.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uel.lerr@gmail.com.