Professor ministra curso dentro das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna

Professor ministra curso dentro das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna

Renato Fiorin vai ofertar curso sobre antropologia e modernismo. Realização é da Rede de Museus-Casas Literárias de SP, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

José de Arimathéia

Agência UEL


O jornalista e professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CCH, Renato Forin Junior, é um dos convidados para abrir as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, realizada em fevereiro de 1922. Ele vai ministrar o curso gratuito “Da fome de Brasil: Antropofagia e Modernismo”, que oferecerá um “banquete” com obras brasileiras influenciadas direta e indiretamente pelo movimento liderado por Oswald de Andrade – dos escritores modernistas aos compositores contemporâneos, passando pelos tropicalistas e poetas concretos. Forin é Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL, com pesquisa sobre teatro e canção, e foi contemplado no 59º Prêmio Jabuti com o livro-CD “Samba de Uma Noite de Verão”.

O módulo discutirá ainda conceitos fundamentais para a compreensão da “Antropofagia”, considerada por Augusto de Campos a “única filosofia original brasileira” e, por Oswald de Andrade, o pensamento que “salvou o sentido do Modernismo”. As aulas serão on-line, pela plataforma Zoom, às segundas-feiras, das 19 às 21 horas, do dia 13 de setembro a 25 de outubro.

(Divulgação).

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Casa Guilherme de Almeida. A Casa Guilherme é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista. Seu acervo conta com obras em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.

Curso

O curso integra uma programação da Rede de Museus-Casas Literárias de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para as comemorações do centenário da Semana de 22, com uma série de atividades especiais que seguem até o ano que vem.

Mais informações pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

Serviço:

Curso “Da fome de Brasil: Antropologia e Modernismo”, com professor da UEL Renato Forin Jr – (Gratuito).

Dias: Segundas-feiras, 13, 20 e 27 de setembro; 4, 18 e 25 de outubro, das 19h às 21h.

Plataforma: Zoom.

Mais informações: casaguilhermedealmeida.org.br/programação.

Leia também