UEL apresenta 15 projetos de extensão na 39º edição do SEURS

Seminário de Extensão Universitária da Região Sul começa nesta quarta-feira (15), em formato remoto, a partir das 19 horas.

Beatriz Botelho

Agência UEL

A UEL será representada por 15 projetos de extensão no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que inicia as atividades nesta quarta-feira (15), a partir das 19 horas, de forma remota. O evento reúne 27 instituições federais, estaduais e municipais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com o objetivo de divulgar as ações extensionistas.

Os projetos de extensão serão divulgados por meio de apresentação oral de trabalhos. Na UEL, eles foram selecionados internamente, por meio da Chamada de Trabalhos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). Vários deles abordam temas atuais e relacionam a pandemia da Covid-19 com a área de atuação do projeto.

Também foi selecionada uma apresentação cultural da UEL para ser exibida no evento. O material escolhido foi o vídeo “Para que serve esse nariz?”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do recém-formado em Artes Cênicas, Fabrício de Oliveira Bianchi.

A UEL participa ainda do estante virtual do SEURS com o vídeo de apresentação da PROEX – Veja aqui. A locução é da servidora da UEL, Eliete Vanzo, jornalista da Rádio UEL FM, imagens de Célio Costa, diretor da TV UEL e edição de Eduardo Calliari, técnico do Laboratório de Telejornalismo, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Programação

O 39º SEURS segue com programação até dia 17 de setembro para debater o tema “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”. O evento tem como sede a cidade de Santa Maria (RS), com organização da Universidade de Santa Maria (UFSM), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) por meio das Pró-Reitorias de Extensão das instituições envolvidas.

Confira abaixo os trabalhos da UEL selecionados, divididos por área temática, com o nome dos respectivos coordenadores dos projetos de extensão.

Saúde

DESAFIOS DO VÍNCULO EXTENSIONISTAS COM IDOSOS E CUIDADORES DURANTE A PANDEMIA – Celita Salmaso Trelha.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RURAL:  COMO O APOIO TÉCNICO PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE? – Marcelo Marcondes Seneda.

HORTALIÇAS SEGURAS DO CAMPO À MESA: AÇÃO SOCIOEDUCATIVA EM UMA POPULAÇÃO CARENTE DE LONDRINA – PARANÁ – Fernanda Pinto Ferreira.

PARCERIA PÚBLICO-INSTITUCIONAL PARA ANÁLISE DE DADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM CIDADES PARANAENSES – PROJETO DE EXTENSÃO BRDATA – BRASIL EM DADOS – Mariana Ragassi Urbano.

UEL PELA VIDA CONTRA O CORONAVÍRUS: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – Mara Solange Gomes Dellaroza.

Educação

AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO “FORMAÇÃO DO MEDIADOR DE LEITURA DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO” DE 2012 A 2020 – Rovilson José da Silva

DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: TRABALHANDO EDUCAÇÃO SEXUAL DE FORMA LÚDICA – Virginia Iara de Andrade Maistro

O DIREITO AO ACESSO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA DIVULGAÇÃO, INCENTIVO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS AO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS – Margarida de Cassia Campos

Cultura

INVENTÁRIO ARQUITETÔNICO PARA A DUQUE DE CAXIAS – LONDRINA, PR: O PASSADO E O FUTURO DE UMA AVENIDA – Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues.

MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA COMO MÚLTIPLO ESPAÇO NA ERA DIGITAL: DA EXTENSÃO À AÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA – Edméia Ribeiro.

Direitos Humanos e Justiça

A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LONDRINA-PR – Denise Maria Fank de Almeida.

A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO MARIA DA PENHA PARA MULHERES HIPOSSUFICIENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA CIDADE DE LONDRINA/PR – Claudete Carvalho Canezin.

Tecnologia

ESTUDO DA REOCUPAÇÃO DAS SALAS DE AULA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM LONDRINA-PR, A PARTIR DA VENTILAÇÃO NATURAL – Camila Gregório Atem.

Trabalho

O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM UM GRUPO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E UMA EMPRESA SOCIAL – Camila Santos Doubek Lopes.

A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO – Gilson Jacob Bergoc.