Professores e estudantes participam de Seminário Internacional sobre Democracia e Cidadania

José de Arimathéia

Agência UEL

Tem início nesta terça (21), às 10 horas (15 horas, horário de Madrid), o III Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito (SIDeCiED), realizado na Espanha. O evento, on line, é promovido pela UEL, Universidade Federal Fluminense, Universidade de Vigo (Espanha) e Instituto Gilvan Hansen.

O evento segue até quinta-feira (23), com apresentação de mais de cem trabalhos, painéis e palestras. O objetivo principal do Seminário é discutir temas que desafiam a compreensão da democracia, do Estado de Direito e da cidadania nos dias de hoje, e questões que se apresentam às Ciências Humanas e às Ciências Sociais, na busca de perspectivas democráticas, justas e igualitárias para as relações humanas em sociedade. O tema geral é “Desigualdades, igualdades e equanimidades nas instituições: perspectivas pós-pandêmicas.

(Divulgação).

As três universidades envolvidas desenvolvem pesquisas e estudos em torno da temática. Na UEL, através do Programa de Pós-Graduação em Direito Negocial. Alunos do Programa participam do Seminário apresentando trabalhos.  Na UFF, na Faculdade de Direito e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito (DeCiED). Na UVIGO, na Faculdade de Direito (Campus Ourense), através do Programa de Doutoramento em Água, Sustentabilidade e Desenvolvimento.

A conferência inaugural tem como tema “Globalização e neofascismo” e será proferida pelo professor Aylton Barbieri Durão (UFSC). Em seguida, uma Sessão Temática sobre “Relações internacionais, políticas e jurídicas”, coordenada pelo professor Elve Cenci (Departamento de Filosofia/CLCH). Na primeira tarde e nos dias seguintes, haverá painéis em grupos de trabalho, com temas que vão da Ética à crise ambiental.

O professor Clodomiro José Bannwart Júnior (Filosofia) participa, no segundo dia, da Sessão Temática “Perspectivas econômicas, empresariais e laborais”, às 11h30. As sessões temáticas e painéis prosseguem até o terceiro dia. A conferência de encerramento tem como tema “Perspectivas para as políticas públicas na transição da pandemia” e será ministrada pelo professor Elve Cenci.

Programação e inscrição

A programação completa pode ser encontrada no site do SIDeCiED. As inscrições podem ser feitas no canal do Youtube do IGH para acompanhar ao vivo o Seminário acesse Instituto Gilvan Hansen.