Residência em Enfermagem capacita profissionais para inclusão social e vínculos nas relações

Residência em Enfermagem capacita profissionais para inclusão social e vínculos nas relações

A convidada, educadora parental Leila Donária., contou com a própria experiência para abordar o tema junto a professores e profissionais.

Beatriz Botelho

Agência UEL


Um grupo de professores e enfermeiras da Residência em Enfermagem Perioperatória, ligado Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), participou na última sexta-feira (24) de encontro que teve como tema “Vínculos nas relações humanas”. A convidada para abordar o tema foi a educadora parental Leila Donária.

O objetivo da atividade foi falar de vínculos entre os profissionais de saúde da equipe e vínculos com os pacientes, em paralelo com a inclusão social, segundo a coordenadora da Residência, Danielly Negrao Guassu Nogueira. Para isso, a palestrante contou sua experiência de vida, como filha adotiva, mãe de um menino com síndrome rara – maternidade atípica – , e ainda como mãe adotiva de uma menina. “Ela teve que construir e descontruir diversos tipos de vínculos ao longo da vida. Baseado na sua trajetória foi traçando um paralelo muito interessante a formação profissional dos residentes”, relata Danielly.

Grupo que participou da formação na última sexta-feira (24) (FOTO: Divulgação).

Residência

Criada há 16 anos, a Pós-graduação Residência em Enfermagem Perioperatória atende às necessidade crescentes de capacitação de enfermeiros para o gerenciamento da assistência do paciente cirúrgico desde o pré-operatório imediato, transoperatório e pós-operatório imediato em sala de recuperação anestésica. Além disso, capacita os profissionais na gestão e no processamento de materiais odonto-médico-hospitalares utilizados nos diferentes serviços de saúde.

Após completar dois anos de atividades e 5.750 horas de carga horária teórica e prática, os Enfermeiros saem habilitados para assumir tanto a assistência como a gestão das unidades de Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Sala de Recuperação Anestésica.

Inscrições

A Residência em Enfermagem da UEL está com inscrições abertas para a turma de 2022. Além da Enfermagem Perioperatória, também há vagas para outras cinco áreas: Cuidados Intensivos do Adulto; Gerência de Serviços de Enfermagem; Infectologia; Obstétrica; e Urgência e Emergência. Interessados podem se inscrever até 10 de outubro, no site da PROPPG.

Leia também