Projeto tem 1º encontro com o tema “UEL com menos plástico”

A palestra de abertura, sábado (16), tem como temas educação ambiental e diminuição do uso de plástico dentro da Universidade.

Beatriz Botelho

Agência UEL

No próximo sábado (16), a partir das 8 horas, será realizado o 1º Encontro do Projeto UEL com Menos Plástico, do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE). Palestra e oficinas fazem parte do evento, que tem como objetivo promover a Educação Ambiental e sensibilizar sobre os impactos dos materiais plásticos no meio ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

A palestra de abertura tem como tema “Como a educação ambiental pode contribuir com a diminuição do uso de plástico dentro da Universidade?” e será ministrada pela bióloga Manuela Gazzoni, doutora em Ciências Biológicas pela UEL. Na sequência, serão realizadas três oficinas simultâneas com os temas: papel plantável, sacola ecológica com camiseta e horta com garrafa PET. A programação completa pode ser conferida no perfil @uelcommenosplastico. Ou no material de divulgação abaixo:

(Divulgação)

Projeto

Coordenado pela professora Edinéia Vilanova Grizio-Orita, do Departamento de Geociências, do CCE, o projeto UEL com Menos Plástico surgiu a partir da necessidade de “pensar e repensar o destino dos resíduos plásticos, que são hoje uma das grandes preocupações do mundo moderno em nível mundial”, explica.

Desde 2019, o projeto de pesquisa e extensão realiza estudos e ações para reduzir a utilização de plásticos e canudos descartáveis nos espaços da Universidade. Uma atividade constante é a divulgação de conteúdo informativo pelas redes sociais, que visam sensibilizar a comunidade universitária sobre o tema. Mais informações no perfil do projeto UEL com Menos Plástico.