Ciclo de Debates em Arquitetura e Urbanismo destaca o tema habitação de interesse social

Tem como público alvo professores, alunos e profissionais da Área de Arquitetura e Urbanismo.

Fernando Salinas*

Agência UEL

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo de inscrições do 3º Ciclo de Debates em Arquitetura e Urbanismo: Habitação Social em Foco, que tem como objetivos debater e divulgar pesquisas e visões na área de habitação de interesse social. O Ciclo, promovido pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), ocorre de 22 a 29 de outubro, com transmissão pelo canal do Ciclo e pela plataforma Meet – Confira.

O Ciclo também traz os seguintes conteúdos: análises das configurações espaciais dos conjuntos habitacionais em diferentes países, além do estudo da ocupação sócio-espacial de habitação de interesse social, em especial da população negra.

O professor responsável pelo Ciclo, Oigres Macedo, explica que a ideia da iniciativa nasceu a partir da disciplina Ateliê 3, do curso de Arquitetura e Urbanismo/CTU. Ele conta que o Ciclo reúne professores, pesquisadores e profissionais para debater o tema habitação de interesse social. “Vamos discutir experiências na América Latina, de como diversos países encontram soluções para esse problema, como as casas expansíveis por exemplo, em que a família consegue expandir sua casa ao longo do tempo conforme seu desenvolvimento. Ou, ainda, como arquitetos urbanistas têm atuado em áreas já consolidadas, na melhoria de habitações precárias, com a assistência técnica”, explica.

Para ele, é importante que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, e áreas afins, tenham conhecimento sobre todos os agentes envolvidos no processo da habitação social, portanto, do usuário, dos agentes públicos, das construtoras e outros. “Também debatemos questões que envolvem a segregação racial, segregação espacial e os diversos territórios na cidade”, afirma.

Outro destaque da programação, segundo ele, é o filme documentário “The Puitt-Igoe Myth”, que relata a construção e demolição de um grande conjunto habitacional em Saint Louis (EUA). O documentário mostra a disputa e a ação dos agentes produtores da habitação e os sobreviventes envolvidos no conflito.

Confira mais informações 3º Ciclo de Debates em Arquitetura e Urbanismo.

(Divulgação)

(*Fernando Salinas – estagiário na COM/UEL – supervisão de Mirian Peres da Cruz, EDITORA/AGÊNCIA UEL).