Jornada: direito humanitário e proteção aos migrantes

Jornada: direito humanitário e proteção aos migrantes

Serão três paineis marcados para o dia 27 de novembro, a partir das 8h30. Eles trarão diferentes temas ligados ao direito humanitário.

Estão abertas as inscrições da 1ª Jornada de Direito Humanitário e Migrações, que será realizado dia 27 de novembro, a partir das 8h30, por meio da plataforma Google Meet. Tem limitação de 250 participantes inscritos, que terão direito ao certificado de quatro horas. Os interessados podem fazer as inscrições – Aqui.

O objetivo é discutir o direito humanitário e proteção aos migrantes. Serão ao todo três paineis que trarão os seguintes temas: política migratória local, populações migrantes, saúde mental e contexto migratório, migração e refúgio – contexto humanitário da Venezuela e a Fronteira Brasileira, ação humanitária e migrantes desaparecidos e suas famílias, e crise migratória na Europa.

(Divulgação).

Veja a programação completa, com os palestrantes e os respectivos temas de cada painel:

Abertura – 8h30 às 8h40 – Com Cláudio Moreno e Claudia Loureiro.

Primeiro painel – 8h40 às 9h45 – Com Thamara Thomé e Núria Carbassa (Tema: “A política migratória local e o atendimento às populações migrantes no município de São Paulo”); com Kamila Morati – Tema: “Sáude mental no contexto migratório”; e com mediação de Luciano Menegatti.

Segundo painel – 9h45 às 10h50 – Com Cristian Menin (Tema: “Migração e Refúgio: O contextohumanitário da Venezuela e a fronteira brasileira”); com Kelly Karoline Ferreira de Moraes (Tema: “Acolhimento de imigrantes por meioo da ONG Taare”); e com mediação de Juliana Tomiko Ribeiro Aizawa.

Terceiro painel – 10h50 às 12h – Com André Vito Benites Silva (Tema: “Ação humanitária para migrantes desaparecidos e suas famílias”); com Gabriel Bernardo (Tema: “Crise migratória na Europa”); e com mediação de Claudia Loureiro e Cláudio Moreno.

(Fernando Salinas* – estagiário na COM/UEL – com supervisão de Mirian Peres da Cruz).

Leia também