Ciclo reúne reitores e debate educação e formação docente

Será promovido de 29 de novembro a 1º de dezembro, com a participação de reitores de cinco instituições de ensino superior.

O Departamento de Educação – Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) – o Colegiado de Pedagogia e o Grupo de Estudos Quo Vadis promovem, entre os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o 2º Ciclo de Debates Sobre Educação e Formação de Professores. O evento tem o objetivo de discutir a formação de professores no contexto do neoliberalismo, discutindo cortes nos investimentos em ciência, avanço de teorias conspiratórias que colocam em xeque o conhecimento científico, além de outros temas. O ciclo de debates ocorre em parceria com a Reitoria da UEL.

No dia 29, às 19 horas, será realizada a mesa redonda “A educação superior e a universidade em questão”, com a presença dos reitores da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima da Cruz Padoan; e do professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Paulo Speller.

(Divulgação).

No segundo dia de evento, o público pode conferir a palestra “A precarização do trabalho docente”, a partir das 19 horas. Para a mesa, estão convidadas as professoras Dalila Andrade Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Gisele Masson, da UEL. No dia 1º, último dia de evento, também às 19 horas, será realizada a mesa “A educação entre a formação humano e para o trabalho”, com a presença dos professores Pedro Goergen, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Mario Neves de Azevedo, da UEL.

As inscrições para o 2º Ciclo de Debates Sobre Educação e Formação de Professores poderão ser feitas durante o evento.