Documentário retrata ações do projeto “Militares e Amigos”

Produção de 29 minutos registra atividades do grupo de Londrina, formado por militares da reserva.

Estudantes do curso de Jornalismo e professores do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), lançaram no último sábado (18) o documentário “Militares e Amigos:  transformando vidas, fortalecendo amizades”. A produção de 29 minutos retrata a atividade de bombeiros e policiais aposentados, que realizam ações psicossociais junto a colegas da reserva em situação de vulnerabilidade.

Produzido pelos professores Priscila Romero Sanches e Heron Heloy Costa, do Departamento de Comunicação, o documentário é uma das ações práticas do projeto de ensino e extensão “Terra Vermelha: UEL patrimônio do Paraná”,  coordenado pelo professor Ayoub Hanna Ayoub, chefe do Departamento. A proposta é trabalhar com temas da prática do telejornalismo, registrando ações de cunho social.

Priscila conta que todo o processo envolveu os estudantes, que puderam acompanhar de perto as etapas de produção de um documentário, material mais extenso do que reportagens e séries veiculadas no telejornalismo, que mais se aproxima do cinema. “É uma experiência única, porque dá a chance de contar uma história com profundidade, ir a fundo numa visão panorâmica do fato”, afirma.

Como os alunos estavam em ensino remoto emergencial e ainda sem vacinação prevista, a produção do documentário se estendeu ao longo deste ano. A professora conta que as primeiras conversas foram iniciadas em maio e a pré-produção foi até setembro. Em outubro, quando todos estavam com o esquema vacinal completo, foram realizadas as gravações com os entrevistados. A edição foi feita em novembro e finalização do material neste mês de dezembro.

Participaram da produção do documentário os alunos do curso de Jornalismo da UEL: Andrews Penha e Thiego Bittencourt (2º ano), Jessica Oliveira (3º ano), Bruno Mantoani Rigo, Heloisa Corso, Isabella Alonso e Isabelle Teixeira (4º ano). O documentário ainda contou com o apoio do técnico de laboratório de TV, Eduardo Calliari, e do diretor da TV UEL, Célio Costa.

“Militares e Amigos”

O grupo “Militares e Amigos” foi criado em 2016 por membros das forças de segurança da reserva. Eles queriam dar apoio psicológico aos colegas que estavam sofrendo com o encerramento de suas atividades laborais. Porém, durante as visitas aos policiais e bombeiros da reserva que estavam doentes, os colegas perceberam que as necessidades iam além do apoio emocional.

Foi então que o grupo se uniu para ações psicossociais que incluíam as visitas, doações de alimento, remédio, além da reconstrução ou reforma de casas para os que estavam em situação de vulnerabilidade. Em cinco anos, foram feitas mais de 200 visitas e reconstruídas 17 casas. Atualmente, o grupo conta com mais de 500 membros.

Confira o documentário “Militares e Amigos:  transformando vidas, fortalecendo amizades” na íntegra: