Nota da Reitoria

Nota da Reitoria

UEL reforça defesa pela imunização da população e reitera a importância da Ciência diante do cenário de pandemia.

No dia 12 de janeiro de 2022, completamos 22 meses desde os primeiros casos confirmados de COVID-19 no Paraná. Neste período, sofremos grandes perdas e a insegurança mantém-se como sentimento constante. Presto meu mais profundo sentimento aos familiares e amigos daqueles que foram contaminados pelo vírus e que não resistiram.

Diferentemente do início da pandemia, hoje, contamos com mais informações, evidências científicas e as vacinas. O avanço da imunização nos diferentes Estados e municípios apresentou forte impacto no número de casos graves que demandam cuidados hospitalares. Entretanto, o novo quadro com vertiginoso crescimento de casos provoca pressão em serviços de diagnóstico e de primeira atenção.

A Universidade Estadual de Londrina mantém-se alerta e monitorando os cenários externos e interno. Elaborou e atualizou um plano detalhado de ação para Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária para Enfrentamento da COVID-19. Desde 11 de janeiro de 2022, instituímos o Mapeamento da Situação Vacinal para Covid-19 de nossa comunidade. Todos os membros de nossa comunidade deverão preencher, até 17 de janeiro, informações sobre a situação vacinal para Covid-19 no portal específico de agentes universitários, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

Acreditamos na vacina, acreditamos na ciência e confiamos que nossa comunidade optou maciçamente por se vacinar protegendo a si e a todos. A imunização como ação coletiva e não como uma ação de proteção individual é uma estratégia de saúde pública, fundamental para controlarmos a pandemia e afastarmos o sentimento de insegurança que se mantém sobre nós há quase dois anos.

Conhecer a situação vacinal para Covid-19 de nossa comunidade será fundamental para afinarmos nossas ações administrativas, didático-pedagógicas e orientativas. Para aqueles que optaram por não se vacinar, solicito que reflitam sobre as vantagens da vacinação, analisem os diferentes contextos. Insistimos para que todos os membros da Comunidade Universitária se vacinem, pois as informações produzidas com rigor científico indicam esta direção.

Desejo que possamos estar todos juntos em nosso querido campus com possibilidade de interação. Para nossa proteção é fundamental que os membros da comunidade estejam vacinados e mantenham seu esquema vacinal atualizado.

Todos pela ciência, todos pela vacina.

Sérgio Carlos de Carvalho.

Reitor

vestibular UEL 2023 inscrição
vestibular UEL 2023 inscrição
Vestibular-2023-uel
Vestibular-2023-uel
previous arrow
next arrow
Leia também