UEL e Secretaria da Mulher lançam coleção sobre políticas públicas

UEL e Secretaria da Mulher lançam coleção sobre políticas públicas

Coleção tem três volumes e traz temas como políticas públicas, gênero e cidadania.

Beatriz Botelho

Agência UEL


O Grupo de Estudos Gênero, Corporalidades, Direitos Humanos e Políticas Públicas (GEPOP) e o projeto de extensão Mulheres Construindo Democracia (MCD), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), lançam no próximo dia 3 de fevereiro a coleção “Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas: por mais participação das mulheres”. O evento está marcado para às 15 horas, com transmissão pela plataforma Zoom. A inscrição pode ser feita antecipadamente Aqui.

A coleção é resultado de trocas de experiências e reflexões que ocorreram durante o curso Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Realizado em 2021, o curso ofereceu formação para conselheiros municipais e demais pessoas interessadas sobre o controle social em políticas públicas com perspectiva de gênero e interseccional. Tanto o curso quanto a coleção tiveram apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina (CMDM) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM). 

Capa do volume 1 (Divulgação).

Segundo Silvana Mariano, coordenadora do projeto “Mulheres Construindo Democracia” e professora do Departamento de Ciências Sociais, o material serve de apoio para atividades de formação dos conselheiros, como também de fonte de consulta para quem já atua ou pretende atuar em espaços de controle social e que estejam preocupadas com temas relativos às desigualdades de gênero e participação das mulheres. 

“O material é apresentado em linguagem dialógica e com exemplos do cotidiano vivenciado na nossa sociedade e nesses espaços. Assim, a coleção oferece situações práticas envolvidas nas tomadas de decisões e produção das políticas públicas”, afirma Silvana. 

Coleção com três volumes

A coleção “Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas: por mais participação das mulheres” é formada por três volumes em PDF. O volume 1 aborda Políticas Públicas, Transversalidade de Gênero e Interseccionalidade – autora Layla Pedreira Carvalho. 

Já o volume 2 é sobre Políticas públicas e participação das mulheres, de autoria de Silvana Mariano e Beatriz Molari. Por fim, o volume 3 tem como tema Instrumentos de planejamento, gestão e monitoramento de políticas públicas. As autoras são Darling Silvia Maffato Genvigir, Elaine Galvão e Rosangela Portella Teruel. 

Elas esperam colaborar para que novas trocas sejam realizadas, permitindo que cada vez mais, cidadãs e cidadãos, especialmente as mulheres, participem da vida pública, exerçam o controle social das políticas públicas e colaborem para a construção democrática.

Leia também