Professor lança livro sobre desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo
Professor lança livro sobre desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo
Ivan Dias foi professor do Departamento de Física/Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL por 35 anos.O professor Ivan Lupiano Dias está lançando o livro “Lições sobre Desenvolvimento”, que reúne artigos de opinião, análises e entrevistas com empreendedores sobre desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e a construção do Ecossistema de Inovação de Londrina e em outras partes do país. O livro sai pela Scortecci Editora, ao custo de R$ 30, com 145 páginas, divididas em 69 capítulos.
Ivan Dias foi professor do Departamento de Física/Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL por 35 anos. Ele esteve à frente da construção de uma política de inovação e desenvolvimento dentro do ambiente universitário e em Londrina. Foi com essa postura que o professor participou da estruturação da então Incubadora Tecnológica (INTUEL), que originou posteriormente a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC). Foi também um dos idealizadores da antiga Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec), que deu início aos primeiros debates sobre inovação na cidade.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2022/02/Ivan-Dias-DP09022022-1-1024x682.jpg)
Coletânea de Artigos
Nessa mais recente obra o professor publica artigos jornalísticos publicados no jornal Boca do Povo, de Sete Lagoas (MG), entre março de 2019 e setembro de 2020. Os textos trazem a experiência de Londrina e seu processo de inovação. Também reúne relatos de empresários, empreendedores que participaram diretamente dessa experiência. “Busco ouvir pessoas comuns e que atuam claramente em prol do desenvolvimento”, explica o professor.
Ele acredita que o país necessita ampliar o debate sobre o tema. “Discutimos muito desigualdade, mas pouco os problemas que afetam nossa infraestrutura”, critica. O livro pode ser adquirido no portal Amazon, no site da Scortecci Editora e na Revistaria Vencer, na Avenida Madre Leônia Milito, 1175.