Professor lança livro sobre desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo

Professor lança livro sobre desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo

Ivan Dias foi professor do Departamento de Física/Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL por 35 anos.

Pedro Livoratti

Agência UEL


O professor Ivan Lupiano Dias está lançando o livro “Lições sobre Desenvolvimento”, que reúne artigos de opinião, análises e entrevistas com empreendedores sobre desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e a construção do Ecossistema de Inovação de Londrina e em outras partes do país. O livro sai pela Scortecci Editora, ao custo de R$ 30, com 145 páginas, divididas em 69 capítulos.

Ivan Dias foi professor do Departamento de Física/Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL por 35 anos. Ele esteve à frente da construção de uma política de inovação e desenvolvimento dentro do ambiente universitário e em Londrina. Foi com essa postura que o professor participou da estruturação da então Incubadora Tecnológica (INTUEL), que originou posteriormente a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC). Foi também um dos idealizadores da antiga Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec), que deu início aos primeiros debates sobre inovação na cidade.

Professor aposentada da UEL, Ivan Dias, lança coletânea de artigos.

Coletânea de Artigos

Nessa mais recente obra o professor publica artigos jornalísticos publicados no jornal Boca do Povo, de Sete Lagoas (MG), entre março de 2019 e setembro de 2020. Os textos trazem a experiência de Londrina e seu processo de inovação. Também reúne relatos de empresários, empreendedores que participaram diretamente dessa experiência. “Busco ouvir pessoas comuns e que atuam claramente em prol do desenvolvimento”, explica o professor.

Ele acredita que o país necessita ampliar o debate sobre o tema. “Discutimos muito desigualdade, mas pouco os problemas que afetam nossa infraestrutura”, critica. O livro pode ser adquirido no portal Amazon, no site da Scortecci Editora e na Revistaria Vencer, na Avenida Madre Leônia Milito, 1175.

Leia também