Divulgado perfil dos candidatos do Vestibular 2022, maioria é mulher

A maioria dos candidatos reside em Londrina, 31,18% deles. E 35,85% são de demais cidades do PR.

O candidato ao Vestibular UEL 2022 é majoritariamente mulher (63,48%), tem entre 19 e 21 anos (46,26%), optou pela vaga Universal (66,14%) e nasceu no Paraná (60,7%). Os dados foram divulgados pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e refletem o perfil do candidato ao exame vestibular neste ano. A Universidade registrou mais de 22 mil inscritos no concurso, que será realizado neste domingo (6), em fase única, a partir das 14 horas.

Segundo a diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Elisa Tanaka, a Universidade imprimiu por um tempo a característica de ser uma universidade “paulista” – o que, segundo os dados, não se concretiza. De acordo com dados do relatório, moram em Londrina 31,18% dos candidatos e, em outras cidades do Paraná, 35,85% dos inscritos. Os candidatos de São Paulo aparecem em seguida, com 24,19% de participação. “A UEL é uma Universidade paranaense, formada por estudantes do Paraná”, completou Elisa.

(FOTO: Arquivo/COMUEL).

Para a diretora, os dados refletem o perfil do candidato, mas não necessariamente o do estudante da Universidade. Muitas vezes, o perfil do aprovado não condiz com o do candidato. “Muitos candidatos prestam mais de um exame vestibular e escolhem outra instituição, então esses dados devem ser levados em consideração sob esse prisma”, completa.

Ciências Biológicas concentram inscritos

Quando se olha as áreas de estudo, a área que lidera é a área de Ciências Biológicas (12929), seguida da de Humanas (6176) e Exatas (2201). As mulheres são predominantes em duas delas, nas Ciências Biológicas (72,02%) e nas Humanidades (55,39%). Nas Exatas, os homens são maioria (64,02%).

Dos inscritos na área de Ciências Biológicas, 8754 optaram pelo curso de Medicina. Ou seja, cerca de dois terços dos mais de 12 mil inscritos na área escolheram um único curso. Quando comparado com outras áreas, o curso tem mais inscritos do que toda a área de Humanas e Exatas somadas.

Cotistas

Outra tendência que se segue historicamente, que diz respeito a um perfil sociocultural do candidato, é a alta prevalência de estudantes cotistas de escola pública no período noturno. Dos 2893 candidatos da área de Humanas, por exemplo, 1260 (43,55%) optaram por essas cotas. O percentual é quase igual aos que optaram pela modalidade Universal, 1342 candidatos (46,39%). É a confirmação, segundo Elisa, do perfil do estudante cotista do noturno. “Esse candidato, fazendo uso das cotas, continua tendo que trabalhar por sua condição social”.

Comparados aos outros períodos, a diferença torna-se evidente: dos 2867 inscritos no Matutino, apenas 808 (28,18%) optaram pelas cotas. Os candidatos cotistas de escola pública do Vespertino, 121, respondem por 22,41% dos inscritos. Ao todo, a Universidade recebeu 986 inscrições (4,63%) de candidatos que optaram por cotas de negros em escola pública, além de 529 (2,48%) de candidatos negros independente do percurso.

Confira AQUI dados divulgados pela PROPLAN. E veja também:

Perfil do Candidato/Área de Conhecimento.

Perfil do Candidato/Por Turno.