Abertas inscrições da Jornada de Estudos sobre Língua Estrangeira

Iniciativa será dias 12 e 19 de março, a partir das 9 horas. Objetivo é debater processos tradutórios e desterritorialização.

O Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas/Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) está com inscrições abertas para a “Jornada de Estudos sobre Língua Estrangeira: processos tradutórios e desterritorialização”. O evento reúne palestrantes de instituições nacionais e internacionais nos dias 12 e 19 de março, em evento online, transmitido pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas neste formulário

O objetivo da jornada é discutir a relação da língua estrangeira com a tradução, os distanciamentos e aproximações entre texto de partida e texto de chegada. Além disso, visa compartilhar experiências de processos tradutórios, suas dificuldades e limites; e compreender a francofonia como espaço de “desterritorialização” na produção literária e musical.

(Divulgação/Internet)

Programação

A Jornada de Estudos sobre Língua Estrangeira terá dois dias de atividades, com quatro horários já pré-definidos, nos períodos da manhã e da tarde. A primeira palestra será dia 12 de março, às 9 horas, com o professor Félix Terrones, da Universidade de Berna, na Suíça. Confira a programação completa abaixo.

O evento reúne ainda convidados da Universidade de Franche-Comté (Centro de Linguística Aplicada de Besançon), da França, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), ISE Business School, Align – Desenvolvimento e Treinamento, Casa Guilherme de Almeida e Nova Aguilar Editora. A organização informa que o evento será transmitido em francês e português, dependendo da conferência, sem tradução simultânea.

Organização

A jornada é coordenada pela professora Yvone Greis, da área de Francês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, e organização da professora Suélen Maria Rocha, do mesmo departamento, e dos estudantes Giselle Aline Gonçalves e Guilherme Henrique Torres Barbosa.

O evento tem apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), do Programa Paraná Fala Francês, da Unidade Gestora Fundo Paraná e do Google Meet. Mais informações pelo e-mail jornada.de.estudos.lem.uel@gmail.com.