Projeto de extensão e parceiros marcam Dia da Mulher com ações, oficinas e vigília

Projeto de extensão e parceiros marcam Dia da Mulher com ações, oficinas e vigília

Iniciativa é do projeto "Mulheres Construindo Democracia" junto com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e secretarias da Prefeitura de Londrina.

Integrantes do projeto de extensão da UEL “Mulheres Construindo Democracia”, do Departamento de Ciências Sociais/CCH – Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) – realizaram na manhã desta terça-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a ação “Uma Segura a Mão da Outra”, direcionada para 20 mulheres em situação de rua atendidas pelo Centro POP (Rua Dib Libos, 25). A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais da Mulher, de Assistência Social (SMAS) e de Educação (SME).

A atividade foi dividida em ações educativas, lúdicas e de autocuidado, incluindo oficina de cartazes, roda de conversa e cursos de maquiagem, manicure e fotografias, além de informações sobre os direitos das mulheres. Elas foram ministradas por servidoras municipais, assim como participantes do projeto da UEL “Mulheres Construindo Democracia” e voluntárias.

Mulheres foram atendidas no Centro Pop com cuidados pessoais e atividades lúdicas (FOTO: Divulgação/ProjetoUEL).

A professora do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora do projeto Mulheres Construindo Democracia, Silvana Mariano, explicou que a ação “Uma Segura a Mão da Outra” tem origem em um trabalho realizado junto a mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, realizamos ações que visam a construção de uma sociedade democrática, plural e igualitária, por meio da inclusão de todas as mulheres”.

Segundo a professora Martha Célia Ramirez, do Departamento de Ciências Sociais, integrantes do projeto, junto com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Núcleos e coletivos da cidade, entre eles a Frente Feminista de Londrina, fizeram vigília no Calçadão de Londrina (Centro) dentro da programação.

Início da vigília no Calçadão de Londrina.

Mulheres e Cidadania

Criado em 2020, o projeto de extensão Mulheres Construindo Democracia veio como resposta a uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM). Atualmente, a iniciativa conta com 18 participantes, entre professores, discentes de graduação e pós-graduação e colaboradoras externas.

As atividades do projeto incluem a realização de rodas de conversa para mulheres atendidas pelo Centro POP, enfocando temas como empoderamento, autonomia e direitos das mulheres. Em parceria com o CEASA/PR, o Mulheres Construindo Democracia também promove oficinas para mulheres egressas do sistema prisional, que cumprem penas alternativas atuando no âmbito do projeto Comida Boa, do Governo do Estado do Paraná.

As ações também abrangem cursos oferecidos a mulheres de diferentes segmentos sociais sobre tópicos como cidadania, participação nos processos eleitorais, atuação político-partidária e formação de conselheiras e conselheiros municipais. 

(Com informações do N.com – Prefeitura de Londrina).

Leia também