Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Pesquisas e Práticas

Programação prevê abertura das atividades dia 12 de março e traz palestras, oficinas e comunicações.

Professores da área de Ensino de Geografia, do Departamento de Geociências/Centro de Ciências Exatas (CCE), promovem, entre os dias 12 de março e 11 de junho, o 19º Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Pesquisas e Práticas. O objetivo é propor um espaço de diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes para refletir sobre os rumos das pesquisas e práticas pedagógicas na escola básica e na Universidade. Os debates também serão voltados para as relações do ensino e multi-interdisciplinaridade.

O tema do Encontro deste ano é “Geografias do Sul – Percursos da Ciência e do Ensino na Contramão, ‘Atrapalhando o Tráfego’”, fazendo alusão à música “Construção”, de Chico Buarque, em referência à morte do trabalhador como sanção negativa que atrapalha o “tráfego”.

(Divulgação)

Programação até junho

A programação contará com rodas de conversa, palestras, oficinas e comunicações orais sobre pesquisas e práticas de ensino em diferentes níveis. No dia de abertura, haverá a conferência “O Ensino de Geografia no Labirinto da Reforma Empresarial de Educação – o Novo Ensino Médio”, com palestra do professor Willian Simões, da Universidade da Federal Fronteira Sul (UFFS), e mediação da professora Patrícia Fernandes Paula-Shinobu, da UEL. A conferência será transmitida, às 14 horas, pelo YoutubeAcesse aqui.

Além do Departamento de Geociências, o Encontro ainda possui o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Residência Pedagógica (RP), da Especialização em Ensino de Geografia da UEL e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL.

Inscrições – As inscrições são gratuitas, estarão abertas até o dia 21 de maio e podem ser feitas neste link – Acesse aqui. Os trabalhos também devem ser enviados até o dia 21. Além das comunicações orais, o evento promoverá publicação de artigos e resumos expandidos em Anais. Os participantes receberão certificado com carga horária total de 40 horas.

Mais informações sobre o Encontro podem ser obtidas através do e-mail colegiadogeo@uel.br.

(Estagiária na COM/UEL – sob supervisão da Editora Mirian Peres da Cruz).