UEL recebe recursos para melhoria da infraestrutura do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica

Recursos da ordem de R$ 200 mil serão investidos em infraestrutura e na compra de equipamentos.

Representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) estiveram na UEL nesta sexta-feira (25) para comunicar a destinação de recursos da ordem de R$ 200 mil, via emenda parlamentar assinada pelo Deputado Federal Ênio Verri, visando investimentos na infraestrutura e aquisição de equipamentos para o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL. O Núcleo tem em seu acervo uma série de documentos (fotografias, atas, informativos e outros) do CPT de Londrina, que guarda parte importante da História do Movimento Sindical do campo nas últimas décadas. A equipe foi recebida pelo reitor Sérgio Carvalho, acompanhado de professores do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

O Coordenador Regional da CPT, padre Dirceu Fumagalli, explicou que os recursos devem ser liberados já nos próximos meses, possibilitando o investimento no NDPH. A proposta é melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe de pesquisadores para que parte deste conteúdo possa chegar ao maior número de interessados.

Representantes da Comissão Pastoral da Terra foram recebidos pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Para se ter uma dimensão do trabalho da Comissão Pastoral da Terra, nos anos 90 a entidade foi responsável pela Associação Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário (APEART), responsável pelo desenvolvimento de importante programa de Educação direcionado a jovens e adultos. O projeto chegou a atingir mais 111 municípios do Paraná com atividades de alfabetização, elevação de escolaridade e curso pré-vestibular.

Além do padre Dirceu, estiveram presentes à reunião parte da equipe da pastoral, Izabel Cristina Diniz e Débora Mirante. Também participaram da reunião o professor Miguel Arias, do Departamento de História/CLCH, Laureci Cardoso, da equipe técnica do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e a diretora do Museu Padre Carlos Weiss, Edméia Ribeiro.

(FOTO/Capa: Arquivo/COMUEL).