Nota

Administração da UEL alinha ações para ajustes nos processos de seleção dos programas de pós-graduação.

A respeito da informação veiculada nos últimos dias sobre a recomendação por parte do Ministério Público do Paraná (MPPR) para eventuais ajustes nos processos de seleção de estudantes em cursos de pós-graduação na UEL, a Reitoria esclarece:

– A Universidade respeitosamente recebeu as recomendações do MPPR, porém, a partir do exercício de sua autonomia, pretende debater e realizar análises detalhadas considerando as várias instâncias acadêmicas – Colegiado de Cursos, Programas de Pós-Graduação, Câmara de Pós-Graduação e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

– Ainda na última sexta-feira (25), representantes de todos os Programas de Pós se reuniram com a equipe da PROPPG e com a Procuradoria Jurídica (PJU) da UEL. Ficou definido que será feito um estudo detalhado sobre a recomendação feita pelo MP, mediante um cronograma de atividades envolvendo todas as instâncias. A Universidade tem 60 dias para fazer esta análise visando apresentar uma resposta oficial ao questionamento.

– A Reitoria salienta que busca uma solução baseada nas considerações dos Programas de Pós-Graduação e nas orientações da PJU, sem renunciar ao princípio da Autonomia Universitária

– A Administração da UEL salienta que acredita na lisura dos processos de seleção de candidatos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, nominalmente citado pela imprensa, e de cada Programa de Pós-Graduação de nossa Universidade – a base para a grande produção científica, acadêmica e de inovação que faz da Universidade um dos maiores ativos de produção de conhecimento do Paraná, com destaque no Brasil e exterior.

– Depositamos total confiança nos órgãos fiscalizadores e na capacidade dos operadores da Justiça em compreender as particularidades que marcam algumas atividades específicas, colocando fim ao impasse resguardando os processos de seleção de candidatos realizados na UEL nestes 50 anos de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Gabinete da Reitoria da UEL.