Paraná Empreende Mais está com inscrições abertas

Direcionado para micro, pequenos e médios empreendedores, curso inicia as atividades no dia 26 de abril.

O curso de capacitação para empreendedores Paraná Empreende Mais, oferecido pelo Governo do Estado do Paraná e que integra as ações do Programa de Apoio às Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação, uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), está com inscrições abertas para micro, pequenos e médios empreendedores de todo o Paraná.

São 700 vagas para o curso, que ocorrerá na modalidade remota, via Google Meet, sendo 100 vagas destinadas a cada uma das Instituições de Ensino Superior – IEES. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 20 de abril e podem ser feitas pelo site do Paraná Empreende Mais.

Segundo uma das coordenadoras do curso, professora Marli de Lourdes Verni, do Departamento de Administração/Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), o curso se destina a empreendedores de qualquer segmento que necessitem de aprimoramentos na gestão de seus negócios. “Atenderemos estudantes com nível médio, superior e com pós-graduação. A intenção é contribuir com a gestão dos negócios”.

(Divulgação).

Devido à crise econômica, muitos trabalhadores se viram obrigados a se reinventar em seus negócios, o que levou parte importante desse contingente ao empreendedorismo, como explica a professora. “São empreendedores de todos os segmentos. Uma das estudantes com quem conversei em outra oportunidade, uma senhora que fazia salgadinhos para festa, buscava uma oportunidade de qualificação profissional, por exemplo. Mas, há também profissionais liberais graduados”, comentou.

Curso tem quatro módulos

O curso inicia as atividades no dia 26 de abril, com quatro módulos: Módulo 1 (Gestão Estratégica de Pessoas); Módulo 2 (Gestão de Negócios e Comercial); Módulo 3 (Gestão Financeira); e Módulo 4 (Inovação Tecnológica). Os três primeiros módulos serão ministrados por monitores, graduados dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis, enquanto o último por profissionais da Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC). A carga horária é de 72 horas, com 6 horas/aula semanais. Os dias das aulas serão decididos com os estudantes.

Também integram a equipe coordenadora na UEL os professores Daniel Barros, do Departamento de Economia/CESA, Cosmo Rogério de Oliveira, do Departamento de Ciências Contábeis/CESA, e Lucas Vieira Araújo, do Departamento de Comunicação /CECA.

A expectativa do Paraná Empreende Mais é capacitar, ao final do ano de 2022, 2800 empreendedores em um período de até um ano, em várias regiões do Estado. Os empreendedores serão distribuídos em salas virtuais, com número máximo de 100 estudantes por sala. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificados.