LAFAM promove Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular

O SBBMusc será realizado de 19 a 20 de maio, em formato online. As inscrições estão abertas.

A UEL, por meio do Laboratório de Fisiopatologia das Adaptações Musculares (LAFAM), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), é uma das instituições organizadoras do 2º Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc). O evento será realizado nos dias 19 e 20 de maio, em formato online. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas na página da SBBMusc.

A expectativa da organização é superar os 400 inscritos da edição anterior. O formato do Simpósio varia a cada dois anos, sendo uma edição com envio de resumos e outra apenas com palestras. A 2ª edição do simpósio prevê seis palestras, com pesquisadores de instituições renomadas, incluindo de outros países, como França, Reino Unido e Alemanha.

A abertura será dia 19 de maio, às 14 horas, com a palestra da pesquisadora Delphine Duprez, do Institut de Biologie, da França, que abordará o tema “Unexpected contribution of fibroblasts to muscle lineage”.

Parcerias

Como explica a professora Flávia Alessandra Guarnier, do Departamento de Ciências Patológicas, e líder do LAFAM, a UEL foi convidada para ser organizadora na segunda edição. “Para o LAFAM isso é extremamente importante. Acabamos inseridos nacionalmente nesse grupo, que se reuniu para estudar músculos e trocar experiências”, afirma.

Da UEL, participam do evento os estudantes da Pós-graduação em Patologia Experimental, atuantes no Laboratório. O Simpósio é organizado também por professores e estudantes de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Tocantins (UFT), de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O simpósio tem ainda apoio da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis).

Confira AQUI a Programação do SBBMusc.

(Divulgação/SBBMUSC).