Vitrine de Tecnologia: UEL participa da cadeia produtiva do leite na ExpoLondrina

Além de orientações sobre a importância do leite, também são promovidas oficinas direcionadas a produtores e profissionais da região.

Professores e alunos da UEL, dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), comandam na ExpoLondrina, no Parque de Exposições Ney Braga, a Unidade Vitrine de Tecnologia do Leite, localizada na Via Rural (Fazendinha).

A Unidade traz duas estações distintas que demonstram todo o processo da cadeia produtiva do leite e presenteia os visitantes com degustação de produtos lácteos. A primeira estação tem o protótipo de uma vaca em tamanho real e exemplifica uma unidade de ordenha mecânica. Já a segunda expõe o processo de fabricação de produtos lácteos, como o doce de leite, distribuído para degustação em pequenas porções aos visitantes, e o sorvete.

Crianças de escolas de Londrina e região são recebidas na Unidade Vitrine do Leite.

De acordo com a professora Carolina de Sousa Dantas Muniz, do Departamento de Zootecnia, o objetivo é mostrar ao público a importância do leite como alimento. “É possível conhecer todos os elos da cadeia produtiva do leite. Primeiro, a sua origem, de onde vem e depois no que ele pode ser transformado”, explica a professora.

A professora destaca a presença das crianças na ExpoLondrina, também público-alvo da Vitrine do Leite. “A Unidade tem o importante papel de levar informações úteis para as crianças e incentivar a conscientização do consumo responsável, que pensa inclusive no bem-estar animal”, diz. Segundo ela, além das visitas de escolas, a unidade recebe em grande número profissionais, técnicos e produtores da área.

Equipe formada por integrantes da UEL e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

A inciativa oferta ainda, durante toda a ExpoLondrina que termina no próximo domingo (10), oficinas técnicas de temas ligados às áreas de Zootecnia e Medicina Veterinária, entre eles alimentos alternativos na bovinocultura leiteira, criação de bezerras, forragens, manejo e sanidade em vacas.

Os palestrantes são professores da UEL e profissionais convidados. São eles: os professores do CCA Odimari Pricila Prado Calixto, Rafael Fagnani, Sandra Galbeiro; e os médicos veterinários: Cristiane Caroline Abade, Fernanda Tamara Mobaid Romão, Fabio Lucas Zito de Moraes.

Aprendizado – Carolina Muniz avalia a participação dos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, responsáveis pela recepção dos visitantes na Unidade do Leite, eles também tiram dúvidas e divulgam informações sobre a cadeia produtiva. “Os alunos pertencem à ExpoLondrina, pois aqui eles estão em contato direto com profissionais e técnicos da área. Para eles é um aprendizado significativo”, avalia.

As atividades também são desenvolvidas com apoio e participação de integrantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Professora Carolina Muniz, do Departamento de Zootecnia, do CCA (ao centro), com alunos da UEL que atuam na recepção dos visitantes. (FOTO: Divulgação).

PR é destaque na cadeia produtiva do leite

Segundo informações do IDR, o Estado do Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil. São 3,9 bilhões de litros por ano que representam a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. Toda a produção estadual é obtida por 110.000 produtores, dos quais 86% são pequenos produtores com até 250 litros/dia. O sistema é baseado na produção a pasto, sendo que a maioria das propriedades tem até 50 ha.