4º EPIM debate as perspectivas da mediação e informação

Realizado por Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, o Encontro será promovido de 23 a 25 de junho.

Dialogar sobre pesquisas e investigações que têm como foco a mediação e a informação. Este é o objetivo do 4º Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação (IV EPIM), que será realizado entre os dias 23 e 25 de junho. O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UEL, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O EPIM é voltado para pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes de pós-graduação e de graduação dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação, Educação, Museologia e áreas afins.

(Divulgação).

Programação traz convidados de instituições parceiras

A programação contará com palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, que serão apresentados pelo Google Meet. A conferência de abertura e as mesas serão transmitidas pelo YouTube. O canal será divulgado em breve no site do EPIM – Acesse aqui.

No dia 23, a abertura oficial do evento ocorrerá às 9h30. Às 10h, a professora Gisele Rocha Côrtes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta a conferência “A Mediação da Informação no Enfrentamento à Violência contra as mulheres”, com mediação da professora Heloá Camargo de Oliveira, da UEL; e com a doutoranda Marcela Arantes Ribeiro, da UNESP, como secretária.

No segundo dia do evento (24), às 8h30, haverá a mesa virtual “Mediação e Usuário: perspectivas e possibilidades”, com palestra da professora Lídia Eugênia Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará (UFC); da professora Raquel Rosário dos Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e do professor Marcos Aparecido Rodrigues do Prado, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A mediação será feita pelo professor Hamilton Vieira de Oliveira, da UFPA, e o doutorando Thiago Giordano de Souza Siqueira, da UNESP, será o secretário. Ainda no dia 24, haverá debates a partir das 11h30.

No dia 25, às 8h30, ocorrerá a mesa virtual “Mediação e Tecnologia: inter-relações”, com palestra do professor Marco Antônio de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP); do professor Pedro Ivo Andretta, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e da professora Ana Amélia Lage Martins, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A medição será do professor Carlos Alberto Ávila Araújo, da UNESP, e doutorando Jetur Lima de Castro, também da UNESP, será o secretário. No último dia de evento, os debates ocorrerão às 11 horas.

Inscrições até dia 31 de maio

As inscrições podem ser feitas pela página de Eventos do site da UEL – Acesse aqui. Até o dia 31 de maio, estudantes de graduação ou pós-graduação pagam uma taxa de R$ 50,00 e profissionais e pesquisadores pagam R$ 70,00. Após esse prazo, a taxa de inscrição para estudantes será de R$ 70,00 e para profissionais e pesquisadores será de R$ 100,00 até o dia 25 de junho.

Interessados em participar somente como ouvinte também podem se inscrever pela página de Eventos do site da UEL. O prazo para a inscrição é até o dia 25 de junho e a taxa é de R$ 15,00 para estudantes de graduação, de R$ 30,00 para estudantes de pós-graduação e de R$ 50,00 para profissionais e pesquisadores. Ao final do evento, todos os inscritos terão direito a um certificado com carga horária total de 20 horas.

Os artigos enviados serão avaliados por pares na modalidade double blind review, por duas etapas: a primeira consiste no preenchimento dos metadados e envio do resumo; e a segunda consiste no envio do texto completo. Os trabalhos completos apresentados serão publicados em número especial pela Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

Apoio – O 4º EPIM conta com o apoio da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) da UFPA, da Faculdade de Arquivologia (FAARQ) da UFPA, do Departamento de Ciência da Informação (CIN) da UEL, do Departamento de Ciência da Informação (CIN) da UNESP, da Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (STAEPE) da Unesp, do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia da Unesp e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FunDeB) da Unesp-Bauru.

(*Isabella Abrão – estagiária na COM/UEL – sob supervisão da Editora Mirian Peres da Cruz).