Blog quase-ciências aborda articulação dos estudos culturais e pensamento científico

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática participam como produtores e coeditores.

A revista digital quase-ciências, uma publicação quadrimestral em formato de blog vinculada ao Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE), aborda temas relacionados aos Estudos Culturais nas ciências. O blog, editado pelo professor do Departamento de Química/Centro de Ciências Exatas (CCE), Moisés Alves de Oliveira, que coordena o GECCE, conta com estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), que atuam como produtores e coeditores do blog.

A partir das leituras de importantes autores dos Estudos Culturais, como Raymond Williams, Edward Thompson, Richard Hoggart e Stuart Hall, o blog pretende trazer temas articulados às metodologias analíticas e modos de pensamento com olhares construcionistas e heterogêneos do conhecimento científico e da vida social. O blog é dividido em cinco sessões: “Escrutínios”, “Confissões: os enredos da tradição”, “Fala aí como você fez”, “Vê esse, você vai gostar” e “Turismo cultural”. Um dos destaques é a categoria “Confissões”, que conta com entrevistas recentes com autores relevantes dos Estudos Culturais no Brasil, como a professora Maria Lúcia Wortmann, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e Alfredo José da Veiga Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A publicação está indo para seu terceiro número e conta com formato não estritamente acadêmico, como explica o editor do blog. “Nós queremos atingir a comunidade externa e, também, formar pesquisadores com o foco nas metodologias de pesquisa. O formato blog é bastante consumido hoje em dia, razão pela qual optamos por ele ao invés de uma revista acadêmica estrita”, explicou.

(Divulgação)

Pesquisas em Debate

A ideia do GECCE em produzir o quase-ciências surgiu como resposta a duas questões. A primeira, externa, como forma de exercitar o debate em pesquisas sobre os Estudos Culturais das Ciências, tema ainda pouco explorado pela comunidade acadêmica que se interessa por temáticas ligadas à educação, cultura e ciências. A segunda, interna, como espaço material de “escrileitura”, em que os estudantes podem adquirir experiência de leituras, escrita e edição de textos com formatos contemporâneos. Durante a formação da graduação e pós-graduação, essa expertise é muitas vezes deixada de lado, segundo o professor.

Professor Moisés Alves de Oliveira (Departamento de Química) é coordenador do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e das Educações (GECCE).

Outro ponto que trouxe à tona a necessidade do blog é o debate metodológico dentro dos Estudos Culturais. Por ser uma área ambivalente de estudos – os Estudos Culturais são um campo de atuação que compreende várias áreas e interesses – a própria metodologia é uma alquimia que se aproveita de muitos campos para produzir conhecimentos úteis. De acordo com Moisés, muitas vezes ocorrem desconfortos sobre os caminhos metodológicos a se seguir em uma pesquisa que se utiliza desse campo. O blog procura ampliar esse debate trazendo relatos de como pesquisadores dos estudos culturais ligados ao GECCE produzem seus trabalhos e modos de pensamento.

O nome do blog, “quase-ciências”, pode parecer intrigante: se é um blog sobre assuntos científicos, por que chamá-lo dessa forma? Moisés afirma que essa é uma peculiaridade do campo dos Estudos Culturais: os pesquisadores procuram não tratar as ciências como essencializadas, proponentes de um discurso privilegiado. “A ciência, para os Estudos Culturais, dá-se por um processo de derivação com outros campos numa rede dinâmica que se altera constantemente e não como uma totalidade discursiva”, defendeu.

GECCE

Atualmente, a equipe do blog, também integrante do GECCE, concentra suas leituras em autores como Isabelle Stengers, Timoty Lenoir, Bruno Latour e Nikolas Rose. “O blog emerge desses estudos e debates, em que nos concentramos em compreender do cotidiano por olhares não-disciplinares. Interessados em participar do GECCE podem entrar em contato com o professor Moisés pelo e-mail moises@uel.br. As reuniões ocorrem das 8 ao meio dia, sempre às quartas-feiras.