Exposição mostra diversidade e gênero em telas de acrílico

Exposição mostra diversidade e gênero em telas de acrílico

Obras são de autoria do professor da UEL, André Vanzela, também artista plástico. Elas ficam expostas até dia 12 de maio.

A Biblioteca Central da UEL recebe a partir desta segunda-feira (18) a exposição “Diversidade, gênero e neutralidade”. As obras são do artista plástico e professor André Vanzela, do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A visitação está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 22 horas, até dia 12 maio.

São expostas sete telas em acrílico – do total de 12 da coleção – que exploram o conceito de “gênero” na neutralidade dos corpos e tem como objetivo valorizar as manifestações em prol da diversidade humana. Segundo André Vanzela, as obras são expostas sem nome com a intenção de que cada pessoa “consiga enxergar aquilo o que quer enxergar”, desde a interpretação dos gêneros até os sentimentos das figuras. Ele ainda reitera que a exposição é uma provocação, no sentido de romper com o sexismo, discriminação ou preconceito com relação ao gênero. 

Professor e artista plástico André Vanzela explora o conceito de gênero em diferentes corpos.

A abertura da exposição, realizada na tarde desta segunda-feira (18), contou com a presença do vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, do diretor do CCB e professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Paulo Cesar Meletti, e da professora Gisele Maria de Andrade de Nóbrega, do Departamento de Biologia Geral. 

Coleção tem 12 telas

As 12 telas desta coleção começaram a ser produzidas em 2017. Elas têm em comum o contorno escuro em todas as figuras, que são os pontos principais da obra, em contraste com a cores vibrantes dos elementos secundários. 

Mas o gosto de André pela arte iniciou anos antes, por influência de um tio. A partir de 1998, as primeiras telas foram produzidas para amigos e familiares. Desde então, já pintou diversos temas, para além de diversidade e gênero. Todo o trabalho pode ser acompanhado no perfil de André Vanzela.

Exposição foi inaugurada nesta segunda-feira (18) e fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.
Leia também