Exposição mostra diversidade e gênero em telas de acrílico
Exposição mostra diversidade e gênero em telas de acrílico
Obras são de autoria do professor da UEL, André Vanzela, também artista plástico. Elas ficam expostas até dia 12 de maio.A Biblioteca Central da UEL recebe a partir desta segunda-feira (18) a exposição “Diversidade, gênero e neutralidade”. As obras são do artista plástico e professor André Vanzela, do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A visitação está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 22 horas, até dia 12 maio.
São expostas sete telas em acrílico – do total de 12 da coleção – que exploram o conceito de “gênero” na neutralidade dos corpos e tem como objetivo valorizar as manifestações em prol da diversidade humana. Segundo André Vanzela, as obras são expostas sem nome com a intenção de que cada pessoa “consiga enxergar aquilo o que quer enxergar”, desde a interpretação dos gêneros até os sentimentos das figuras. Ele ainda reitera que a exposição é uma provocação, no sentido de romper com o sexismo, discriminação ou preconceito com relação ao gênero.
A abertura da exposição, realizada na tarde desta segunda-feira (18), contou com a presença do vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, do diretor do CCB e professor do Departamento de Ciências Fisiológicas, Paulo Cesar Meletti, e da professora Gisele Maria de Andrade de Nóbrega, do Departamento de Biologia Geral.
Coleção tem 12 telas
As 12 telas desta coleção começaram a ser produzidas em 2017. Elas têm em comum o contorno escuro em todas as figuras, que são os pontos principais da obra, em contraste com a cores vibrantes dos elementos secundários.
Mas o gosto de André pela arte iniciou anos antes, por influência de um tio. A partir de 1998, as primeiras telas foram produzidas para amigos e familiares. Desde então, já pintou diversos temas, para além de diversidade e gênero. Todo o trabalho pode ser acompanhado no perfil de André Vanzela.