Divulgada nova relação de obras literárias dos Vestibulares 2023 e 2024
Divulgada nova relação de obras literárias dos Vestibulares 2023 e 2024
A lista, que foi divulgada no último dia 18 pela COPS, traz oito novos autores, sendo que do total de 10 duas obras foram mantidas.A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL divulgou a nova lista de obras literárias que serão exigidas nos Vestibulares de 2023 e 2024. A lista traz sete novos autores, sendo alguns bastante novos como por exemplo o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário, atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos, o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros, Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.
O Vestibular 2023 será realizado em duas etapas. A 1ª fase será no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).
A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e dia 4 de abril, Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.
A Prova de Habilidade Específica do curso de Música será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o resultado final do Vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.
Lista de obras para os Vestibulares da UEL – 2023 e 2024.
1. Contos novos – Mário de Andrade (domínio público);
2. Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática);
3. Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM);
4. O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras);
5. O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público);
6. Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras);
7. Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia);
8. Melhores poemas – Femando Pessoa (Global);
9. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record);
10. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).
A lista completa também pode ser acessada no endereço da COPS – Lista de obras para os Vestibulares da UEL – 2023 e 2024.
(FOTOS: Arquivo/COMUEL).