Universidade participa da gestão do Tecnocentro de Londrina

Centro, ligado à Codel, deve movimentar ecossistema de inovação e empreendedorismo locais com participação das universidades.

A Universidade Estadual de Londrina tem assento no Conselho de Administração responsável pela gestão do Tecnocentro (Centro de Desenvolvimento Econômico), cujo espaço foi inaugurado em maio. O Centro, ligado à Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), configura-se numa sede do empreendedorismo nas áreas de tecnologia e inovação. Vai abrigar startups, aceleradoras e profissionais liberais, em modelo de coworking (espaço compartilhado), tornando-se um Parque Tecnológico.

Para o Diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, o Parque Tecnológico, por definição, deve ser integrado à academia. Daí a participação da UEL na gestão do Tecnocentro, ao lado de outras entidades, como a UTFPR, que já têm participado das reuniões do Conselho. O representante da UEL é o diretor da Agência de Inovação Tecnologia (AINTEC), Edson Miura (Departamento de Administração/CESA). “A UEL tem presença, tem voz e fundamentação importância no processo de inovação tecnológica em Londrina”, comenta Moreira.

Espaço de inovação

O Tecnocentro está construído numa área de mais de 3 mil metros quadrados e possui estrutura para laboratório, empresas, auditório, escritórios, salas de reunião, administração e outras funções em dois pavimentos, além de estacionamento, entre outros espaços. Além de constituir um polo de empreendedorismo e tecnologia, e ser provedor de serviços tecnológicos gerenciais e administrativos do Parque Tecnológico, também deverá sediar eventos de inovação.

O Tecnocentro fica na Rua Damaris Rosa de Menezes Monteiro, 333, no Parque das Indústrias Leves, zona leste da cidade de Londrina.