Concurso da Guarda Municipal de Londrina amplia número de vagas. Inscrições terminam quinta (7)

Concurso da Guarda Municipal de Londrina amplia número de vagas. Inscrições terminam quinta (7)

Número de vagas foi de 35 para 50. Concurso tem prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, e teste de aptidão física.

Beatriz Botelho

Agência UEL


Foram ampliadas de 35 para 50 a quantidade de vagas ofertadas no concurso da Guarda Municipal de Londrina. A autorização de mais 15 vagas foi assinada nesta segunda-feira (4) pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. O edital de retificação deve ser publicado nos próximos dias no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, organizadora do certame. O prazo para se inscrever no concurso termina nesta quinta (7), às 17h, com formulário disponível no site da Cops

Para participar do concurso da GM, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo (2º grau) e Carteira de Habilitação (CNH) categoria A e B ou A e Superior (C, D, E). Conforme o edital de retificação, o pagamento da taxa de inscrição, no valor de  R$ 43,00, pode ser feito até sexta-feira (8). 

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Juliana Faggion Bellusci, estavam definidas em edital, inicialmente, 35 vagas e formação de cadastro de reserva. Como a Guarda Municipal já apresentava necessidade de contratação de mais servidores, houve a autorização para mais vagas. 

A secretária de RH afirma que a ampliação tem duas importantes vertentes. A primeira está relacionada à priorização da segurança pública como prestação de serviço em Londrina, para atender a população de todas as regiões. Já a segunda diz respeito ao custo benefício para o Curso de Formação da Guarda Municipal de Londrina, com mais agentes sendo capacitados ao mesmo tempo, diminuindo gastos com locação de espaço.

Auxílio financeiro

Outra informação publicada recentemente foi o valor do auxílio financeiro para participantes do Curso de Formação da GM de Londrina. O curso faz parte da etapa admissional do certame, de caráter eliminatório, sendo realizada pelos candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva, previstas para 7 de agosto, e no teste de aptidão física. 

Conforme o decreto municipal n° 702, publicado na última sexta-feira (1), os aprovados terão direito a um repasse mensal de 50% sobre o valor inicial da remuneração do cargo. Atualmente, o salário inicial do cargo somado a complementos e benefícios representa a quantia de R$ 3.364,77 para 36 horas semanais de trabalho. O Curso de Formação tem duração prevista de, no máximo, oito meses.

O decreto também indica que a Secretaria de Defesa Social fornecerá alimentação aos candidatos, quando os horários do curso se estenderem para dois ou mais turnos diários. 

Provas

O concurso da Guarda Municipal de Londrina é composto de provas objetiva de conhecimentos e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, e pelo teste de aptidão física, de caráter eliminatório. Toda esta etapa é realizada pela Cops.

A prova objetiva terá 40 questões, dividida em duas partes: conhecimentos gerais (10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática e Raciocínio Lógico) e conhecimentos específicos (5 questões de História e Geografia de Londrina, 10 de Legislação Específica e 5 de Noções de Direito). Já a prova discursiva contém uma questão, com no máximo de 25 linhas, que consistirá na avaliação de um relato (situação registrada em Boletim de Ocorrência).

A relação dos candidatos aprovados na prova objetiva será divulgada em 22 de agosto. A pontuação provisória obtida pelos candidatos na prova discursiva será publicada dia 1º de setembro.

Todos os candidatos aprovados na prova discursiva serão convocados para o teste de aptidão física. O edital de convocação será publicado dia 9 de setembro, com aplicação do teste nos dias 18 a 20 de setembro. A lista dos candidatos aptos e o desempenho individual serão disponibilizados no dia 26 de setembro. 

O resultado final do concurso público será publicado às 17h do dia 30 de setembro, mediante edital específico publicado na página da Cops e no site da Prefeitura de Londrina.

Etapa Admissional 

Após as provas, os candidatos passarão pela etapa admissional, de caráter eliminatório. Além do Curso de Formação da Guarda Municipal, ela é formada por Investigação de Conduta; Habilitação para o Curso de Formação (Investigação Clínica e Avaliação Psicológica para o manuseio de armas de fogo); e Aptidão admissional (Exames/Avaliações Clínicas e Avaliação Psicológica – Perfil Profissiográfico). 

Esta etapa será executada pela Prefeitura de Londrina após a homologação do concurso da GM em Londrina. As informações serão divulgadas em edital próprio, publicado no Jornal Oficial de Londrina e também no site da Prefeitura.

Portal oculta conteúdo em respeito a lei eleitoral

Em cumprimento à Lei Federal nº 9.504/1997, ao Decreto Estadual nº 10.161/2022 e à Resolução Conjunta CC-SECC nº 01/2022, entre 2 de julho e a divulgação final do resultado das Eleições 2022, a comunicação em todos os órgãos da Administração Direta e Indireta do Governo Estadual, incluindo este Portal, deverá considerar apenas serviços e utilidade pública. Dessa forma, fica vedada qualquer comunicação que faça menção a candidatos e candidaturas, sejam nomes, projetos ou programas.

Em razão disso, matérias anteriores ao dia 2 de julho foram ocultadas d’O Perobal. Após o período eleitoral, todo o conteúdo será restabelecido.

Leia também