Reitora destaca importância da formação acadêmica e papel da Universidade em aula magna na UEM

Reitora destaca importância da formação acadêmica e papel da Universidade em aula magna na UEM

Com tema "Universidade, cheguei!! E agora?", aula foi feita em formato virtual, com transmissão pela UEM TV no YouTube.

publicado por

Agência UEL


A reitora da UEL, Marta Favaro, participou nesta quarta-feira (20) de uma aula magna direcionada aos estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como evento que marcou o início das atividades do ano letivo 2022. O tema da aula magna foi a importância do processo de formação acadêmica e o papel da universidade na sociedade. A aula foi feita no formato virtual, com transmissão pelo canal da UEM TV no YouTube, e com participação do reitor e do vice-reitor da UEM, Julio Damasceno e Ricardo Dias Silva, respectivamente, e dos acadêmicos de todos os campi da UEM.

O tema da aula – “Universidade, cheguei!! E agora?” – foi, segundo a reitora, uma tentativa de provocar em cada estudante a necessidade de pensar-se corresponsável no próprio processo de formação profissional e na relação com os demais envolvidos (professores e colegiados de curso, por exemplo), e desse modo construir juntos a formação esperada.

Durante seu pronunciamento, a reitora mencionou uma série de cuidados e caminhos que precisam ser trilhados cotidianamente. Ela deu exemplos: conhecer melhor a proposta curricular, organizar a rotina de estudos, fazer a conexão constante do conteúdo aprendido com a carreira profissional, entre outros.

A reitora mencionou, também, que as Instituições de Ensino Superior têm um papel fundamental na organização social como espaço de estudo e que na transformação da história têm se empreendido em uma luta para que seja também um espaço de inclusão. “A universidade tem trabalhado para que o papel que a constitui se fortaleça no abrigo dos diferentes grupos sociais, para que possa de fato oferecer aquilo que temos por dever de ofício que é a formação de profissionais qualificados e de seres humanos que conseguem lapidar seu olhar na construção de uma sociedade melhor”, definiu.

Sobre o caráter público da Universidade, Marta Favaro destacou que a missão vai além da formação profissional, à medida que o processo de ensino é abrigado na relação com a pesquisa, com as ações extensionistas e com a prestação de serviços. “Formamos nossos alunos na relação com a atividade prática, o que nos diferencia na construção de profissionais de qualidade”.

A aula magna pode ser assistida neste link.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da UEM)

Leia também

Diretoria do HV discute convênio para auxiliar municípios no atendimento a animais  

A Universidade Estadual de Londrina realizou, na tarde desta quinta-feira (30), o segundo encontro entre lideranças e representantes de municípios da região do Médio Paranapanema (Amepar), que pretende viabilizar uma parceria para o atendimento a pequenos e grandes animais pelo Hospital Veterinário (HV/UEL). A agenda incluiu uma visita técnica aos laboratórios e serviu para debater […]


Mulheres perderam espaço na Ciência da Computação ao longo do tempo

Quando se pensa em um estudante ou profissional de Ciência da Computação, é comum que a primeira imagem que venha à mente seja a de um homem, seja por uma referência próxima ou pela ideia que a área é dominada pelo sexo masculino. Esse perfil, no entanto, foi formado e estabelecido dentro das últimas três […]


Empresários do setor Eletro Metalmecânico da região conhecem projetos da UEL

Graças a uma iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica, o Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e o Centro de Ciências Exatas (CCE) receberam, no último dia 28, uma caravana de empresários do setor Eletro Metalmecânico de Londrina e região, como parte do INOVEMM- Governança EletroMetalMecânica, a fim de apresentar as potencialidades da UEL em […]


Filme O Acontecimento entra em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde

Serão duas sessões diárias, às 16h e às 19h30. Longa segue em exibição na terça (4) e quarta-feira (5).