Universidade integra o Dia da Sergipe com ações de Extensão e divulgação de serviços

Em sua segunda participação no evento municipal, que espera reunir 50 mil pessoas, Universidade leva serviços de Saúde e divulgação do Vestibular à população.

Pela segunda vez, a UEL estará presente no Dia da Sergipe, evento promovido pela Prefeitura de Londrina e que leva para o trecho entre as ruas Minas Gerais e Prefeitura Hugo Cabral (Centro) um rol de serviços e ações à população londrinense. A 11ª edição do Dia da Sergipe será realizada entre 9h e 14h deste sábado (17) e fará parte do calendário oficial de comemorações do município, conforme prevê a Lei Municipal nº 12.706/2018.

Durante o evento, o trânsito no trecho estará bloqueado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) estará presente para divulgar o Vestibular UEL 2023, os cursos de graduação e as formas de acesso à Universidade. As inscrições para a prova permanecem abertas até o dia 10 de outubro.

Hospital Universitário

Equipes do Hospital Universitário estarão presentes realizando testes de glicemia; aferição de pressão arterial; auriculoterapia; orientações quanto ao aleitamento materno; informações sobre doação de órgãos; demonstração de reanimação cardiopulmonar adulto e infantil e manobra de desengasgo. A equipe do Hospital conta com estagiários, residentes de Enfermagem e profissionais para acolhimento ao público.

Além desses serviços, a Residência em Saúde da Mulher desenvolverá ações voltadas às temáticas da campanha Setembro Amarelo, que trata do combate ao suicídio, e ofertará massagem aos participantes.

Saúde bucal

A Universidade também estará presente por meio dos projetos de extensão “Prevenção e promoção da saúde bucal para pacientes da terceira idade” e “Atenção em saúde bucal para escolares e comunidade”. As equipes dos projetos de extensão estarão presentes  orientando o público sobre conteúdos relacionados à saúde bucal; promoção e prevenção da saúde; atividades preventivo-educativas sobre saúde bucal com utilização de materiais didáticos e lúdicos; orientação sobre alimentação saudável e escovação dentária, como a importância do uso do fio dental, bem como abordando fatores de risco que comprometem a saúde dos dentes. Adultos que usam próteses também receberão orientações quanto ao armazenamento e higienização.

Parceria

A UEL integra o Dia da Sergipe por meio de parceria entre as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e Graduação (Prograd), a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), Coordenadoria de Comunicação Social (COM), Prefeitura do Campus (PCU) e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

“Nos preocupamos em estreitar o relacionamento que temos com a comunidade e desenvolver parcerias com outros órgãos. Temos vários desafios, como o de demonstrar e ressaltar a importância da Universidade na comunidade e o papel da comunidade na Universidade, sendo uma via de mão de dupla”, avalia a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda Andrade.

De acordo com o coordenador do Núcleo Rua Sergipe e diretor-comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Angelo Pamplona, a expectativa é de que 50 mil pessoas participem do evento, considerado um dos maiores eventos de rua da cidade. “Com atividades gratuitas de cunho social, cultural e recreativo, o Dia da Sergipe tem o propósito de divulgar uma rua historicamente dedicada ao comércio de Londrina, mas também estimular o exercício da cidadania, incentivando a ocupação saudável e pacífica do espaço público, fomentando bons negócios tanto para os comerciantes quanto para os consumidores da região”, explicou.

Com informações do N.COM da Prefeitura de Londrina

vestibular UEL 2023 inscrição