“UEL na Luta Contra o Racismo” terá evento de pré-lançamento nesta segunda (17)

“UEL na Luta Contra o Racismo” terá evento de pré-lançamento nesta segunda (17)

Pré-lançamento será às 19h30, no Auditório Maior do CLCH. "UEL na Luta Contra o Racismo" existe desde 2020.

Isabella Abrão*

Agência UEL


A UEL convida a todos para o pré-lançamento da Campanha “UEL na Luta Contra o Racismo”, no dia 17 de outubro. Após firmar um pacto de combate ao racismo com o Ministério Público do Paraná (MP/PR), a Universidade criou, recentemente, um conjunto de ações permanentes de enfrentamento à discriminação racial. Entre as ações que já têm sido desenvolvidas pela instituição, a Campanha foi reformulada para compor a medida. O pré-lançamento será realizado no Auditório Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), às 19h30.

Idealizada por professores e alunos de vários Centros de Estudos, a “UEL na Luta Contra o Racismo” surgiu em 2020. Ela foi criada para integrar a Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior – Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior – proposta pela Cátedra da UNESCO para Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (ESIAL). A Campanha contou com uma série de atividades, como rodas de conversas e microvídeos, promovidas em colaboração com estudantes afrodescendentes e indígenas da Universidade.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UEL), professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude, do Departamento de Educação da UEL, o foco agora é ampliar o debate sobre racismo e efetivar ações para o seu combate dentro da instituição. “São relações naturalizadas e que precisam ser percebidas, identificadas, problematizadas e enfrentadas. Esse é o desafio da Campanha”, declara.

O evento de pré-lançamento contará com a presença de representantes institucionais, estudantes e docentes da UEL. Haverá uma roda de conversa e será apresentada a identidade visual da Campanha, bem como o seu site. A plataforma pretende englobar artigos, dissertações, vídeos e outros materiais para serem consultados, além de disponibilizar o calendário de ações permanentes da Universidade.

Divulgação

Ações para 2022

Para colocar a Campanha em prática, Marleide explica que serão construídas diferentes estratégias de formação, pensadas em coletivo. Trata-se de uma parceria entre o NEAB-UEL, a Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA-UEL), o Movimento Negro de Londrina, as Pró-Reitorias da UEL, os departamentos da Universidade, a Gestão Municipal de Promoção de Igualdade Racial e a Prefeitura de Londrina. O Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo tem se reunido desde agosto com o objetivo de discutir o tema.

Nessas reuniões, foram definidos quatro eixos de atuação para o pré-lançamento da “UEL na Luta Contra o Racismo”, que depois irão se desdobrar em propostas para uma agenda permanente: reconhecimento da existência do racismo no cotidiano, dar visibilidade às ações de enfrentamento e superação do racismo; formação continuada de uma comunidade antirracista e ampliação do canal de denúncia para atitudes racistas.

Um debate necessário

O pré-lançamento da Campanha visa abrir espaço para que a comunidade acadêmica também dê ideias de projetos que possam ser aplicados na instituição. “Nós precisamos do envolvimento da comunidade universitária nessas atividades. A proposta é desenvolver ações descentralizadas nos departamentos, nos centros e nos diferentes setores para fortalecer e, de fato, construir essa cultura antirracista”, conta Marleide.

Segundo a professora Eloa Dutra Kastelic, que ministra a disciplina de Educação e Diversidade (Departamento de Educação), a criação de disciplinas eletivas que abordem a perspectiva antirracista é essencial para que ocorra essa mobilização. “A partir do momento em que essa discussão entrar nos centros e chegar aos coordenadores de curso, aí sim dá para trabalhar a temática em todas as áreas”, afirma. “Enquanto uma política educacional, ela tem que perpassar por todas as áreas do conhecimento”, defende a docente, colaboradora da CUIA-UEL.

Para a Gestora de Promoção da Igualdade Racial, professora Maria de Fátima Beraldo (Departamento de Educação), o racismo se afirma pela própria negação. Segundo a docente, que é integrante do Movimento Negro e colaboradora do NEAB-UEL, a Campanha é mais uma das respostas da Universidade para as reinvindicações dos movimentos que convergem dentro da instituição. “Mesmo sendo racista, a sociedade brasileira não admite que é racista e, quando eu faço isso, eu tiro de mim a responsabilidade. Essa Campanha vem colocar exatamente isso: de quem é a responsabilidade de combater o racismo?”, debate.

Professoras Eloá, Maria de Fátima e Marleide em frente a sede do NEAB-UEL

Canais de Denúncia – Para acolher denúncias relacionadas ao racismo e injúria racial, bem como estabelecer uma rede de apoio em casos como esses, a Ouvidoria da UEL disponibiliza canais específicos em sua página – uma proposta do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo. A denúncia pode ser feita com identificação, em anonimato ou de forma sigilosa, onde as informações do usuário serão de acesso restrito. As ocorrências precisam conter o máximo de informações possíveis. Dados como nome e sobrenome do denunciado, data, local e circunstância são essenciais para a verificação dos fatos.

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]