Grupo DeSIn inaugura Banco de Resíduos Têxteis nesta quarta (19)

Grupo DeSIn inaugura Banco de Resíduos Têxteis nesta quarta (19)

Evento será na Cooper Região, às 14h30. Iniciativa ambiental é pioneira no Brasil e foca na logística reversa e na redução do impacto produtivo.

O Grupo de Pesquisa em Design, Sustentabilidade e Inovação (DeSIn), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), inaugura o Banco de Resíduos Têxteis (B.R.T) nesta quarta-feira (19). O B.R.T. pretende dar destinação correta para mais de oito mil toneladas de resíduos de tecidos que são descartados anualmente no aterro sanitário de Londrina. O evento será na cooperativa Cooper Região, às 14h30.

Líder do grupo DeSIn, a professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design, explica que o B.R.T atende aos princípios da economia circular e tem grande importância na sustentabilidade. “O Banco de Resíduos Têxteis, uma proposta pioneira brasileira, constitui um sistema de logística reversa de resíduos têxteis pós-industriais e pós-consumo que tem por objetivo atender às três dimensões da sustentabilidade: ambiental, a partir da redução dos impactos ambientais; social, com a geração de trabalho e renda em cooperativas de materiais recicláveis; e econômica, por meio do modelo de negócio e economia circular.

A iniciativa contará com pontos de coleta de resíduos pós uso em diversos pontos da cidade: Shopping Catuaí, Shopping Aurora, UEL (Restaurante Universitário e corredores dos departamentos do Ceca e Cesa) e loja GMTex, no Shopping Boulevard. Também haverá a coleta dos resíduos têxteis industriais de empresas de confecção de vestuário, o que permite a reinserção do material reprocessado para confecção de novos produtos ou aplicação em outros segmentos, como construção civil, design de interiores, indústria moveleira, entre outros.

O B.R.T é uma parceria do grupo DeSIn com a cooperativa de materiais recicláveis Cooper Região e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter). A iniciativa tem apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). 

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também