ARI oferece curso de português para integração social de refugiados

ARI oferece curso de português para integração social de refugiados

Curso oferecido pela ARI reúne 24 haitianos em paróquia em Cambé, até o mês de dezembro, para aprimorar habilidades no idioma.

Com o objetivo de promover a inserção social de imigrantes e refugiados, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) está oferecendo um curso de Português como Língua de Acolhimento. Trata-se de uma atividade extensionista, desenvolvida em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM) e a Pró-reitoria de Extensão Cultura e Sociedade (Proex), que vai atender 24 haitianos até o mês de dezembro.

O curso reúne todos os sábados, na Paróquia São Francisco Xavier, em Cambé, estrangeiros que buscam aprimorar habilidades no idioma. A proposta é que o domínio da língua permita a integração dos imigrantes em contextos de trabalho, estudo e lazer, possibilitando o acesso a novas oportunidades. 

Grupo de 24 haitianos será atendido até o mês de dezembro pelo curso de extensão (Arquivo)

O curso de Português como Língua de Acolhimento integra as ações do projeto Idiomas Sem Fronteiras Português/UEL, iniciativa vinculada a uma rede nacional de instituições de ensino superior que ofertam atividades formativas para o aperfeiçoamento linguístico em sete idiomas, entre eles o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da UEL e coordenadora do curso, Viviane Bagio Furtoso, “esta é uma experiência muito importante que ratifica que a UEL, em sua estrutura, tem capacidade para cooperar na composição de uma rede de proteção ao migrante para Londrina e região. Para isso, pode oferecer serviços e ações via projetos que desenvolvam a autonomia e a qualidade de vida destas pessoas com o objetivo de integrá-las efetivamente na sociedade brasileira”. 

Viviane Bagio Furtoso, assessora
de Relações Internacionais da UEL (Agência UEL)

Para 2023, há previsão de oferta do curso para novas turmas de imigrantes e refugiados. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail ari@uel.br.

Leia também