Ciências Biológicas e da Terra se destacam no Guia da Faculdade Estadão 2022

Universidade teve 46 cursos avaliados, entre os quais 4 com pontuação máxima de 5 estrelas. Ao todo, o Guia do Estadão avaliou 14 mil cursos pelo Brasil.

Três cursos da UEL da categoria Ciências Biológicas e da Terra alcançaram pontuação máxima na edição 2022 do Guia da Faculdade Estadão: Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura) e Medicina Veterinária. Filosofia foi o quarto a receber 5 estrelas. Outros 42 cursos de graduação receberam 4 estrelas.

A UEL foi convidada a participar com todos os cursos e 46 responderam os respectivos questionários, mas alguns não puderam entrar na avaliação, como Biotecnologia e Nutrição, porque ainda não formaram nenhuma turma. Na avaliação do ano passado, foram 6 cursos 5 estrelas e 39 com 4 estrelas. Em 2020, o resultado numérico final foi idêntico ao deste ano.

O Guia da Faculdade é resultado de uma parceria entre o jornal Estado de S. Paulo e a Quero Educação, uma start up da área educacional, sediada em São José dos Campos (SP). O Guia reúne informações sobre milhares de cursos em todos os estados brasileiros. Só entre cursos avaliados, são aproximadamente 14 mil. A Quero monta todo o processo de avaliação: define a metodologia, coleta as informações, monta o banco de avaliadores e tabula os dados obtidos. O resultado é publicado exclusivamente pelo Estadão, em suas diversas plataformas.

Participam todas as instituições de nível superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) interessadas em constar no Guia. Elas indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos. São avaliados tanto os cursos presenciais como os da modalidade a distância. Para isso, precisam ter ao menos uma primeira turma já formada.

O Guia da Faculdade também avalia os cursos de acordo com as cidades onde são oferecidos. Se, por exemplo, a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Já se a instituição oferece o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o mais antigo é avaliado.

Metodologia

O coordenador de cada curso a ser avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); Corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso); e Infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos). Cursos presenciais e à distância respondem questionários diferentes.

Para a edição deste ano, mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, não remunerado. Os avaliadores são acionados para dar notas (de 1 a 5) aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Cada curso é avaliado por seis professores e, caso não receba pelo menos quatro notas, é considerado “sem nota”.

Para efeito de nota final, a maior e a menor de cada curso são descartadas, e a média das notas intermediárias restantes constitui o valor definitivo. Mas não é só: o resultado numérico de 2022 (peso 3) é somado ao resultado numérico de 2021 (peso 2) e ao de 2020 (peso 1) para extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

Se o número final fica entre 5 e 4,50, o curso é considerado 5 estrelas. Se menor que 4,50 e até 3,50: 4 estrelas. Se menor que 3,50 até 2,50: 3 estrelas. E menor que 2,50: não-estrelado. Um curso só pode ganhar ou perder 1 estrela de um ano para o outro da avaliação.