Emenda parlamentar garante pagamento de bolsas a quase 230 estudantes

Recursos, da ordem de R$ 1 milhão, irão para mais de 160 estudantes em situação de vulnerabilidade social.

A Universidade Estadual de Londrina irá garantir o pagamento de bolsas de permanência estudantil, Iniciação Científica e Iniciação Extensionista a 229 estudantes de graduação. Dentre os beneficiados, estão mais de 160 estudantes em situação de vulnerabilidade social inscritos na fila de espera do edital de permanência. Os recursos, da ordem de R$ 1 milhão, foram incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, a partir de emenda parlamentar proposta pelo deputado estadual Arilson Maroldi Chiorato (PT).

A reitora da UEL , Marta Favaro, lembra que a Universidade assumiu historicamente um compromisso com a qualidade do ensino e também com o cuidado da sua comunidade, tendo as ações de promoção da permanência estudantil como uma das suas maiores preocupações “principalmente nesse período de pandemia, que ainda assola nossa comunidade”. “A verba da emenda, que será integralmente distribuída em bolsas de estudos, acolhe essa importante demanda dos nossos estudantes. Essas bolsas ampliam a atenção e amparo às necessidades dos nossos estudantes. As pró-reitorias acadêmicas acompanharão a distribuição”, diz a reitora.

A captação dos recursos representa um “marco histórico”, avalia o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sérgio Carvalho. “É a primeira vez que temos notícias de que conseguimos colocar o auxílio estudantil dentro do Orçamento do estado”, afirma. “Isso sinaliza que este movimento da UEL e demais universidades para que a permanência estudantil seja pautada dentro do orçamento público é muito interessante. As bolsas são muito importantes, auxiliam os estudantes”, completa, enaltecendo o movimento encabeçado pelo deputado Arilson Chiorato, e que contou com o apoio de lideranças da base do governador Ratinho Júnior (PSD), como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que “atuou de forma competente e republicana”, avalia Carvalho.

As articulações junto ao Poder Executivo do Estado do Paraná também contaram com o apoio do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O autor da emenda parlamentar considerou que o recurso é “essencial para que esses jovens não desistam da vida universitária”, e lembrou que a pandemia da Covid-19 colocou em evidência a necessidade de se investir nas universidades públicas. “Esses jovens vão se tornar os professores, cientistas e profissionais que vamos precisar amanhã. A pandemia nos mostrou a importância de investirmos nas universidades. Tenho certeza que a educação pública voltará a receber a notoriedade que merece a partir do próximo ano. Eu, como filho da educação pública, posso dizer que a educação transformou a minha vida e abriu muitas oportunidades”, disse Chiorato.

Conforme a Proplan, os pagamentos começaram a ser realizados na semana passada, a um grupo de 113 graduandos. Já o segundo grupo irá receber a primeira parcela nesta sexta-feira (16).

Investimentos

A UEL irá realizar o pagamento das bolsas de permanência estudantil, Iniciação Científica e Iniciação Extensionista por meio de quatro editais com estudantes em fila de espera, envolvendo setores estratégicos. São eles: Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec); Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex); Núcleo de Acessibilidade (Nac) e Programa de Apoio à Permanência (Prope).

O plano de trabalho para a aplicação do recursos define o pagamento da seguinte maneira:

• 153 cotas de R$ 300,00 para estudantes na fila de espera do edital de permanência por critério socioeconômico;
  • 33 cotas de R$ 500,00 para bolsas de Iniciação Científica por meio do edital de seleção do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepe);
  • 33 cotas R$ 500,00 para bolsas de Iniciação Extensionista no edital do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepe);
  • 10 cotas de R$ 437,00 para bolsas em programas de permanência estudantil vinculados ao Prope.