Parfor abre inscrições em licenciaturas para professores da Educação Básica

UEL oferta 320 vagas nos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Ao todo, estaduais oferecem 690 vagas.

José de Arimathéia

Agência UEL

Estão abertas até 7 de fevereiro as inscrições para cursos presenciais de graduação em turmas especiais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As vagas são exclusivamente para a licenciatura de professores em exercício profissional na rede pública, no âmbito da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte Pioneiro (UENP) oferecem 690 vagas. A UEL oferta 320 vagas distribuídas entre os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A UENP disponibiliza 160 vagas para Ciências Biológicas (Campus de Bandeirantes) e para os cursos de Letras Português-Inglês, Matemática e Pedagogia (Campus de Jacarezinho).

A UEM oferta 130 vagas para graduação em História, Música (habilitação em Educação Musical) e Pedagogia. A Unioeste tem 80 vagas para os cursos de Pedagogia e Letras Português e Literatura, ambos no campus de Cascavel, e licenciatura em Pedagogia no campus de Foz do Iguaçu.

Além das instituições estaduais de ensino superior, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) somam 100 vagas no programa: 40 no curso de Ciências Sociais e 60 em Pedagogia, respectivamente.

LDB

Idealizado pelo MEC, o Parfor integra a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica. O programa promove o acesso de docentes de todo o Brasil à educação superior, em conformidade com a Lei nº 9.394/1996, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com isso, possibilita uma segunda licenciatura para professores que trabalham fora da área de formação, assim como uma formação pedagógica para os docentes graduados nas modalidades de bacharelado e tecnologia, que atuam em cursos profissionalizantes de escolas públicas.

No ato da inscrição, o profissional da educação deve observar as áreas em que necessitam de formação, de acordo com as disciplinas que já aplicam em sala de aula e com as informações do currículo cadastrado.

O resultado preliminar das inscrições será divulgado no dia 17 de abril. O resultado final, até 12 de maio. As matrículas devem ser efetuadas entre 15 de maio e 30 de junho e as aulas têm início de acordo com os calendários acadêmicos das universidades.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias – AEN)