Reitoria discute ações para desenvolvimento estratégico de Londrina com Acil e Sebrae

Reitoria discute ações para desenvolvimento estratégico de Londrina com Acil e Sebrae

Gestores debateram o desenvolvimento de atividades nas áreas de cultura, tecnologia e serviços

publicado por

Agência UEL


A Reitoria da UEL, juntamente com uma equipe de trabalho da Universidade, reuniu-se nesta semana com representantes da Sociedade Civil Organizada. A equipe da UEL foi até os espaços da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir ações de desenvolvimento estratégico para a cidade de Londrina, nos âmbitos culturais, tecnológicos e de prestação de serviços.

Na segunda-feira (27), a reitora, Marta Favaro, e o vice-reitor, Airton Petris, reuniram-se com a nova diretora da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Segundo a reitora, a Universidade está “intensificando as ações de articulação com os diversos setores da sociedade para ampliar a colaboração nas ações que focam o desenvolvimento loco-regional”.

A equipe da UEL foi recebida pelo novo presidente da ACIL, Angelo Pamplona, a vice-presidente Vera Lúcia Ramos, o diretor institucional Gerson Guariente, a presidente do Conselho da Mulher Empresária Rosemara Santos, e o superintendente Rodrigo Geara.

Entre os principais pontos da conversa, estiveram projetos de desenvolvimento para o Centro da cidade de Londrina. “Nosso objetivo é trazer as pessoas de volta para o Centro”, explicou o presidente da ACIL, Angelo Pamplona. Entre os diversos Núcleos já criados, como o da Rua Sergipe, está em andamento o Núcleo do Calçadão.

Como lembrou o vice-reitor, Airton Petris, na região central de Londrina, estão três prédios históricos, importantes para a cidade, e administrados pela UEL: o Museu Histórico de Londrina, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde e o Complexo Cultural da Rua Pernambuco (antiga COU). Além desses, a instituição ainda conta com o espaço da Casa de Cultura no Edifício Júlio Fuganti. Todos esses são órgãos suplementares da UEL, ligados à vice-reitoria.

Segundo o diretor da ACIL, Gerson Guariente, a proposta é ampliar também ações culturais que possam atrair mais os londrinenses e visitantes para estarem no Centro. Uma das ideias é criar um polo cultural, formado por um conjunto arquitetônico e de preservação histórica.

Contato com o Sebrae

Juntamente com uma equipe de gestores da Universidade, Marta Favaro e Airton Petris também estiveram na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na terça-feira (28). Uma das tratativas foram os serviços ofertados pela Universidade para a sociedade e outra, as governanças existentes no Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina – das quais a UEL tem representação em todas. 

A reitora da UEL comentou sobre o trabalho já desenvolvido entre a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) e o Sebrae. Também lembrou de outras frentes de atuação, como a recém implementada Agência de Desenvolvimento Regional (Ageuni) nas sete universidades estaduais paranaenses e os Laboratórios Multiusuários da Universidade que prestam serviço por meio do Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), a partir de Fundações, como a FAUEL e o HUTEC.

“Estas são potentes ações que gostaríamos de ampliar visando o atendimento de necessidades do setor produtivo e no contexto do cumprimento da missão institucional”, disse. O grupo estuda a difusão das ações em reuniões técnicas e grupos com os quais o Sebrae tem contato direto. “Queremos estreitar relações, por isso estamos abertos ao diálogo e ao trabalho coletivo interna e externamente”, disse.

Membro da Governança das Instituições de Ensino Superior (IES), Sergio Gerelus, pró-reitor de Planejamento (Proplan) em exercício, destacou a força de trabalho altamente qualificada da UEL, formada por 1.400 docentes, sendo 90% deles mestres e doutores, que desenvolvem projetos nas mais diversas áreas do conhecimento. “As empresas podem nos procurar. O Sebrae pode ajudar essas empresas a nos encontrar”, disse.

Segundo Alesandra de Almeida, consultora do Sebrae, a Governança das IES está em processo de elaboração de um caderno, que vai apresentar todas as instituições de Ensino Superior de Londrina. Também será definido a rota de inovação, dentro do espaço de cada Universidade.

Marta Favaro reiterou que o caminho deve ser institucional, por meio de representações da Universidade. Além disso, a reitora fez um relato sobre a organização dos projetos e da forma de captação de recursos. “A UEL está aprimorando seus fluxos internos de trabalho e isso também ajudará em todo este processo de articulação”, defendeu.

 Entre as sugestões apontadas pela equipe do Sebrae estão: alinhar as demandas dos setores produtivos e as necessidades da sociedade com a produção acadêmica da Universidade. Do Sebrae estavam presentes o gerente regional do Fabricio Bianchi, acompanhado dos consultores Gustavo Ishikawa, Rubens Negrão, Éverton Perucci, Liciana Pedroso, Sérgio Ozorio, Lucas Ferreira e Leda Terabe. Da UEL, participaram também da reunião a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) Zilda Andrade, a diretora da Proex, Ana Luísa Boavista, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) em exercício, Eduardo de Almeida Araújo.

Governanças de Londrina

A UEL participa das 10 governanças existentes no Planejamento do Ecossistema de Inovação de Londrina, iniciativa de várias entidades da sociedade civil, coordenada pela regional norte do Sebrae local, que mapeia as principais vocações econômicas da região. São elas: Agrovalley – Governança do agronegócio; APL TIC – Governança do arranjo produtivo local de tecnologia da informação; Comércio Infoco – Governança do comércio; Icon – Governança da construção civil; Inovemm – Governança de eletro metal mecânica; Integra QM – Governança de química e materiais; Salus – Governança em saúde; Governança das IES; Governança de Smart Cities; Governança de Turismo. Confira todas as governanças de Londrina.

Leia também