Estudantes de Direito visitam escolas para falar sobre assuntos jurídicos

Integrantes do "Papo sério nas escolas" vão levar temas relevantes e apresentar o curso aos estudantes, bem como as oportunidades de trabalho na área.

Na manhã da próxima quinta-feira (4), um grupo de estudantes do curso de Direito visita o Colégio Estadual Professora Benedita Rosa Rezende para ministrar uma palestra sobre temas jurídicos e acesso e permanência na UEL. A iniciativa faz parte do ciclo de palestras “Papo sério nas Escolas”, que vem ocorrendo desde março em Instituições de Ensino de Londrina.

Vinculado ao Programa de Formação Complementar “Carreiras Jurídicas”, coordenado pela professora Juliana Kiyosen Nakayama, do Departamento de Direito Privado (Cesa), o ciclo de palestras foi criado com o objetivo levar às crianças e aos adolescentes temas jurídicos atuais de grande relevância, além de apresentar o curso de Direito e as oportunidades do mercado de trabalho na área.

O grupo é formado pelos estudantes de graduação Fernanda Batelochi Santos, Larissa Costa Dantas da Silva, Lorena Assis da Silva, Priscila Aparecida da Silva e Mario Cesar Lobo Junior.

Palestra realizada em 27 de março na Escola Municipal América Sabino Coimbra (Foto: Arquivo pessoal)

Visitas às escolas

As escolas que recebem o grupo normalmente são escolhidas pelos próprios estudantes. Em cada visita, os temas abordados na palestra são solicitados pela própria instituição, visando tirar dúvidas dos alunos. Nesta quinta-feira (4), por exemplo, a discussão será em torno do Vestibular da UEL e os serviços que contribuem com a permanência acadêmica dos estudantes.

“Os estudantes vão até as escolas que eles estudaram ou que os filhos estudam para que seja feito um contato com o diretor da escola. Nesse primeiro momento, o diretor fala quais dúvidas eles teriam e qual a demanda existente. Então, os estudantes retornam para a UEL e nós fazemos um estudo de caso acerca dos assuntos que serão abordados. Depois, eles voltam para a escola e falam para os alunos”, detalha a professora Nakayama.

Neste semestre, o grupo já ministrou palestra na Escola Municipal América Sabino Coimbra, no dia 27 de março.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.