UEL retoma calendário acadêmico nesta terça (20). Aulas retornam a partir do dia 26

Ano letivo de 2023 tem previsão de início em agosto e depende de nova reunião do Cepe da instituição.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou nesta segunda-feira (19) o retorno das aulas regulares a partir do próximo dia 26 de junho. O calendário letivo de 2022 será retomado já a partir desta terça-feira (20), com flexibilidade para abertura das pautas eletrônicas e realização de bancas de avaliação, por exemplo. O novo calendário foi debatido pela manhã durante reunião da Câmara de Graduação, com a participação de representantes de centros acadêmicos. A greve foi suspensa na última quinta-feira (15), durante assembleia dos professores, depois de cinco semanas de paralisação, sendo que o calendário estava suspenso desde o dia 19 de maio.

De acordo com o cronograma de atividades aprovado pelo Cepe, o ano letivo 2022 será finalizado nas próximas três semanas, com os exames marcados para os dias 18, 19 e 20 de julho. O ano letivo de 2023 tem previsão de início em agosto e ainda dependerá de nova indicação da Câmara de Graduação e de homologação do Cepe.

Votação definiu o retorno das aulas da graduação para o dia 26 e reuniu professores e estudantes em reunião do Cepe (Fotos: Beatriz Botelho/Agência UEL)

Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, tanto a Câmara como o Cepe acolheram de forma responsável a recomposição das atividades acadêmicas, considerando e avaliando solicitações de representantes dos estudantes para que observassem a necessidade de moradores de fora terem tempo para retornar a Londrina, sem prejuízos de atividades. Outra demanda está ligada à necessidade de documentação individual para o direito ao passe estudantil, meia passagem no transporte coletivo urbano, e para o transporte de vans, no caso de moradores de cidades próximas.

Retomada das atividades demandará esforços da comunidade interna, segundo a reitora da UEL, Marta Favaro.

De acordo com Marta Favaro, a partir desta terça, professores podem adiantar trabalhos e registros acadêmicos na pauta eletrônica. Na segunda, dia 26, serão retomadas todas as atividades, de aulas a estágios. “A proposta que foi votada prevê liberação da pauta, retomada e encerramento das atividades em 21 de julho. São três semanas de trabalho efetivo, recompondo o período que o calendário ficou suspenso”, definiu a reitora.

A reitora da UEL explica o processo de retorno das atividades abaixo:

Sobre o ano letivo de 2023, a reitora salientou que o calendário já estava aprovado, mas, em virtude da greve docente, terá de ser reformulado. O ano letivo 2023 iniciaria em 17 de julho próximo, data que já foi comprometida com a extensão do calendário de 2022.